O trilho da Serra Amarela é um percurso circular tem um total de 35 Km, repartidos em 4 etapas, duas nos territórios do concelho de Ponte da Barca e duas no concelho de Terras de Bouro.
A Serra Amarela, com 1361m, é uma das serras que fazem parte do Parque Nacional Peneda-Gerês. O clima é fresco no verão e os invernos são rigorosos. A precipitação é muito abundante quando comparada com o resto do país.
A vegetação que se pode encontrar na Serra Amarela é condicionada pelo clima e pela geologia, mas principalmente pela ocupação humana. Desta forma, a maior parte da serra está coberta por matos secos dominados por urzes e tojos e matagais dominados por giestas. Junto ao pico da Louriça encontram-se das maiores manchas de azevinho (Ilex Aquifolium) de Portugal.
Ao nível da fauna podemos referir que uma grande parte das 235 espécies de vertebrados do Parque Nacional Peneda-Gerês podem ser observadas na Serra Amarela.
Este é o cenário biofísico de uma ocupação humana antiga e continuada, que teve o seu início no Neolítico. Nestes relevos agrestes o Homem aperfeiçoou técnicas agrícolas e silvopastoris que lhe permitiram a exploração dos recursos naturais, de forma lenta mas racional, garantindo a sua sobrevivência num equilíbrio entre a actividade antrópica e ambiente natural.
Recomendo a realização deste percurso em pelo menos duas etapa. Na minha óptica, existem duas possibilidades viáveis para o fazer.
1 - Começar na barragem de Vilarinho das Furnas e pernoitar na Ermida
Dia 1 - Vilarinho das Furnas - Ermida ( +/- 17 km )
Dia 2 - Ermida - Vilarinho das Furnas ( +/- 18 km )
Pernoitas possíveis na Ermida:
Casa Carvalhal - 932 872 295
Casa Dona Florinda - 912885924
2 - Começar na Ermida e pernoitar no Campo do Gerês ( obriga a um desvio até ao campo do Gerês mas, também existe mais opções de alojamento )
Dia 1 - Ermida - Campo do Gerês ( +/- 19 km )
Dia 2 - Campo do Gerês - Ermida ( +/- 18 km )
Pernoitas possíveis no Campo do Gerês:
Pousada da Juventude - 969 238 866
Albergaria Stop: 253350040
O que deve levar:
- Água q.b
- GPS ou aplicativo com o track
- Chapeu ou boné
- Protetor solar:
- Bastões
- Calçado confortável
- Barras energéticas
- Corta vento ( vai subir ao topo da serra onde o vento até de verão pode incomodar )
Disponibilizamos um percurso mais curto (17 KM) com base na GR34: Pelas Entranhas da Serra Amarela