O trilho começa na Portela do Homem, segue pelo lindíssimo Vale do Rio Homem até às minas dos Carris, desce em direção às Minas das Sombras já no Xurés (Espanha), continua a descer pelo vale do rio Vilameá percorrendo a "Ruta da Mina das Sombras" até à vila com o mesmo nome. Já nas entranhas da vila pode visitar a Ermida da Nossa Senhora do Xurés. Em Villaméa segue pelo caminho natural do interior que nos leva de novo à Portela do Homem, sem perder a paragem obrigatória na piscina termal de "Os Banõs".
Convém frisar que o percurso totaliza aproximadamente 34 km e é de dificuldade média/alta.
Relembro que a subida pelo Vale do Rio Homem é realizado em zona de proteção total que carece de autorização por parte do ICNF.
O trilho dá para fazer em um dia se for realizado por caminheiros com experiência em trilhos de montanha. A principal dificuldade reside na subida aos Carris e a íngreme descida até às minas das Sombras em trilhos pouco definidos, o resto é pacífico.
Em caso de necessidade, dá para ir de táxi de Vilameá à Portela do homem, encurtando assim o trilho em 9 km.
A autorização ao ICNF pode ser feita pelo seguinte email: drcnf.norte@icnf.pt com o período mínimo de 15 dias de antecedência.
1 - Vale do Rio Homem
2 - Minas dos Carris
3 - Minas das Sombras
4 - Piscina Termanl "Os Baños"