O percurso tem início na aldeia de Ameixial, junto de um pequeno parque de descanso existente ao lado da "Casa de Pasto Ameixialense". Daí segue para Noroeste, subindo a rua em direção aos depósitos de água. Desce até à estrada nacional nº 503, cruzando-a e tomando um trilho para Noroeste, em direção ao Vale Redondo e à estrada que liga Ameixial e Vermelhos. Este trilho desenvolve-se numa pequena cumeada, que desce suavemente até encontrar-se com a estrada que conduz a Azinhal dos Mouros.
Neste ponto, o percurso inverte o seu sentido, passando junto ao armazém da antiga fábrica de cortiça, seguindo agora para Nordeste. Atravessa Vale Redondo, o Monte da Seiceira, e chega à Estrada Nacional nº 2, cruza-a e desce até à Fonte da Seiceira. Daqui o percurso toma um caminho a subir, até ao alto de uma cumeada, virando depois à direita em direção ao centro de Ameixial. Atravessa o núcleo principal desta aldeia, passando junto de um antigo forno de lenha, situado na "Rua da Laje" e percorre a "Azinhaga do Ribeiro" em direção ao campo de futebol.
Contudo, antes de aí chegar, surge a possibilidade de de regressar ao ponto de partida do percurso ou percorrer mais um troço de 1,5km antes de concluir a caminhada.Para regressar ao ponto de partida, virar `s direita no cruzamento e seguir a direção da ligação da Via Algarviana para o Ameixial, e chega ao início do percurso que está a 420 metros.
No cruzamento que interceta a Ligação 6 da Via Algarviana na estrada de acesso ao campo de futebol, o caminhante vira à esquerda e dirige-se em direção a este. Um pouco mais adiante os percursos divergem, e o nosso percurso vira à direita na direção do vale e da Ribeira do Vascãozinho. Este trilho atravessa uma zona florestal de eucaliptos, desce para uma linha de água, cruza-a e sobe até chegar a um caminho mais largo que liga à estrada municipal nº 504 de acesso à Corte de Ouro. No cruzamento com esta estrada vire à direita de regresso ao ponto de início.