O percurso da Rota da Ribeira de Várzea é uma pequena rota com 8,3 km de extensão, de fácil dificuldade, e destaca-se pelos seus pontos de interesse de âmbito paisagístico, patrimonial (histórico e cultural), ambiental e desportivo.
O trajeto tem início na aldeia de Várzea, na freguesia de Calde, concelho de Viseu, próximo de um conjunto de 86 poldras que, no passado, permitiam à população de Várzea e Sanguinhedo de Maçãs atravessar o rio.
Ao longo da Ribeira de Várzea, encontram-se vários moinhos, cujos estados de conservação variam, mas que merecem uma visita, pois ilustram uma antiga forma de produção de farinha e feitura de pão que abastecia a população local.
Num ponto do percurso conhecido como Senhor da Agonia, encontramos uma pequena capela com a mesma designação, onde se destaca a imagem de Cristo com uma caveira aos pés. A cerca de dois metros, encontra-se também uma "alminha", consagrando assim este local religioso.
Outro ponto de interesse são os tradicionais espigueiros e canastros, que ainda são visíveis em várias partes da freguesia. Em alguns casos, mantêm-se em funcionamento, sendo utilizados para o armazenamento de espigas e outros produtos agrícolas.