O percurso tem início e fim junto à Ermida de São Julião, que foi construída no século XVIII no local de um possível ermitério quinhentista. A partir daqui, subimos pelo monte que se eleva acima da Ermida até ao Cruzeiro de Valbom, datado de 1794 e adornado com grafitos alusivos à Paixão de Cristo. Prosseguimos até ao Forte de São Julião, erguido em planta estrelada no início do século XIX, que integra a segunda linha do sistema defensivo das Linhas de Torres contra a terceira Invasão Napoleónica.
Após visitar o Forte de São Julião, seguimos pelo lugar de Valbom até ao Cruzeiro da ?Burrinha?. Daqui, subimos pelo monte que domina a paisagem e, após um breve trajeto em estrada, voltamos a caminhos de terra batida que nos conduzem à escarpa que se eleva acima do meandro do Rio Lizandro, cuja foz e respetiva praia são visíveis. Continuando pelo trilho, chegamos às arribas de São Julião, onde a flora local proporciona um colorido encantador que cativa todos os que passam por ali e convida à contemplação do oceano, ao som das ondas a rebentar contra os rochedos.
Finalmente, retornamos ao ponto de partida, sugerindo que o visitante siga na direção da Praia de São Julião, onde pode saborear uma bebida refrescante e desfrutar de um cenário natural que certamente o deslumbrará.