Este percurso é uma verdadeira imersão nos recantos mais belos da freguesia de Alte, numa caminhada entre paisagens sempre distintas, ora acompanhando os calcários do barrocal, ora os xistos e grauvaques da serra.
Caso não se sinta preparado para percorrer a totalidade do percurso existe a opção de dividi-lo.
O percurso começa perto da ponte de Alte, na Estrada Nacional (EN) 124. Daí segue em direção a São Bartolomeu de Messines e vira à direita, subindo pela Rua da Barroca. Ao cimo, vira novamente à direita, alcançando a Avenida 25 de Abril. Passa em frente à igreja matriz e embrenha-se pelas ruas desta bonita aldeia. Observe os pormenores arquitetónicos das casas tradicionais.
O percurso sobe pelas pequenas escadas da rua em frente e ao cimo vira à esquerda, acompanhando a partir deste ponto e durante cerca de 3 km o setor 8 da GR13 - Via Algarviana. Ambos seguem em direção ao Sítio do Montinho, percorrendo a aldeia, e rapidamente alcançam a paisagem rural típica do barrocal algarvio. Em Perna Seca, o percurso entra num trilho estreito em plena comunhão com a natureza. A vegetação adensa-se e rapidamente se chega a uma pequena linha de água. Repare nos muros de pedra calcária que delimitam o caminho e nas muitas plantas aromáticas que o acompanham: são sinais de que se encontra em pleno barrocal.
Depois, o percurso sai do trilho estreito e, ao alcançar uma estrada de terra batida, mais larga, vira à direita, divergindo do setor 8 (que vira à esquerda). Daí, desce e vira à direita, tomando a Rua das Valinhas, e vira depois à esquerda pelo caminho do Carrascal. Cerca de 200 m depois, vira à direita e segue em frente até alcançar Santa Margarida. Aí poderá aproveitar para reabastecer e descansar.
No largo, vira à direita em direção à Rua das Lojas, continuando durante cerca de 1,2 km. Depois vira à esquerda, por um caminho de terra batida que o levará até perto da Macheira. Quando alcançar a estrada asfaltada, vira à direita e segue sempre em frente até Sarnadas, já pisando os solos da serra. Aproveite para observar as diferenças na paisagem. Em Sarnadas poderá fazer uma pausa para retomar energia. Vale a pena fazer um pequeno desvio para visitar a Casa do Esparto.
Regresse ao percurso, que vira à direita pela Rua Poeta Joaquim dos Santos e, cerca de 600 m depois, apanha à direita um trilho de terra batida que o levará até à Estrada Municipal (EM) 1091. Aí, vira à direita e logo depois à esquerda, por um caminho florestal que acompanha o Barranco do Chão do Ribeiro.
Cerca de 1 km depois o percurso vira à esquerda, atravessando o barranco e iniciando uma subida que começa por ser íngreme mas logo depois se torna suave, até alcançar a estrada. Vira à esquerda e segue até à Rua da Fonte do Arez. Depois, vira à esquerda, começando a ascensão até à Rocha dos Soidos. Sempre que precisar, faça uma pausa para descansar e aproveite a vista desafogada. No topo, poderá fazer um desvio à esquerda para apreciar as soberbas panorâmicas. O percurso vira à direita e segue em direção às últimas povoações: Soidos de Cima e Soidos de Baixo. Depois de Soidos de Baixo, segue em frente até alcançar novamente a EM 1091, vira à esquerda e começa agora a descer em direção ao ponto de início, a aldeia de Alte. A descida proporciona uma vista privilegiada sobre Alte, mas também sobre os cerros sobranceiros, a recortar a paisagem.