Trilhos & Caminhadas
  • HOME
  • PERCURSOS
  • CALENDÁRIO
  • FÓRUM
  • MEUS PERCURSOS
  • CONTACTOS
  • X
    Gosta do conteúdo que disponibilizamos gratuitamente?
    Se sim, considere apoiar-nos no GoFundMe! Com a sua contribuição, poderemos continuar a criar mais conteúdo de qualidade e a melhorar ainda mais os nossos serviços. Em troca, terá a nossa gratidão eterna!
    Junte-se à nossa comunidade e ajude-nos a manter este projeto vivo e a crescer cada vez mais.
    Obrigado!

    PR17 - Povolide e seus caminhos com História ( VIS )

    Classificação: 0 avaliações
    foto_8194foto_8195

    Descrição do Percurso

    O percurso tem início no amplo estacionamento em frente à Igreja Paroquial de Povolide, onde há uma pequena fonte e mesas de piquenique, ideais para grupos de pedestrianistas. Começamos seguindo paralelamente à N229-2 pelo passeio existente, até virar à esquerda na Avenida 11 de Julho. Após 280 metros, viramos à direita por um estradão de terra que nos leva à primeira incursão na natureza local. O caminho desenrola-se entre campos, ladeado por antigos muros de granito sobrepostos e carvalhos frondosos.

    No final deste troço, atravessamos a EM 603 e continuamos pela Rua do Telheiro, entrando na localidade de Vilar de Ordem. Aqui, encontramos alguns exemplos de construção rural típica (em ruínas) e a notável Casa Rui, que ainda se encontra em razoável estado de conservação.

    Ao sair da aldeia, o trilho segue novamente entre campos, passando por penedos onde outrora se realizava a extração de pedra. Continuamos em direção a Nesperido, entrando pela larga Rua da Corredoura, ladeada por um carvalhal que oferece sombra em dias quentes, onde podemos, com sorte, avistar esquilos. No final desta rua, viramos à esquerda e seguimos novamente pela EM 603, rodeados por campos e a vida rural da freguesia.

    Depois de 500 metros, viramos à direita, por um caminho de terra paralelo aos campos. Nesta etapa, passamos ao lado de um exemplo arquitetónico de uma antiga linhagem senhorial ? a Casa Francisco Diogo Lopes Júnior. Na entrada deste casario, podemos beber água do chafariz do Eirô, construído em 1831 pelo mesmo benemérito.

    Seguimos por entre campos e habitações locais até chegar a mais um exemplo senhorial, a notável Quinta do Paço. Daqui, continuamos em direção ao Outeiro de Povolide, pelo mesmo caminho que os condenados à forca percorriam, passando pela antiga cadeia e por uma poldra, agora pouco utilizada. A partir desta poldra, caminhamos por estrada por um curto período até entrar novamente num estradão de terra entre campos, onde encontramos a secular fonte Casal de Além.

    Entre florestas de pinheiros, alguns carvalhos dispersos e campos cultivados, alcançamos a aldeia de Nespereira, onde, à entrada, encontramos uma grande e profunda fonte. Continuamos por caminhos públicos entre vinhas e campos, até voltarmos ao passeio da N229-2. Após breves passos, regressamos ao estacionamento de onde partimos.

    Se o percurso for feito no sentido inverso, toda a informação anterior serve como descrição, apenas adaptada à ordem contrária.

    • Detalhes Técnicos
    • Tempo
    • Contactos Úteis
    • O Que Levar
    • Onde Dormir
    • Táxis
    Estado do Trilho
    OK! Sem problemas reportados
    Distância: 9.5 km
    Dificuldade: media/baixa
    Duração: 03:00
    Tipo: Circular
    Marcações: Sim
    Altitude Máx: 477 m
    Altitude Min: 385 m
    Coordenadas GPS Início: 40.66815, -7.795027 ( Ver no Google Maps )
    Sentido Recomendado: Anti-horário
    Distrito: Viseu
    Concelho: Viseu
    Mais Informação: Click para mais informação

    Mapa do Percurso Ecrã Cheio

    Ver Área Ardida

    Comentários

    Registe-se ou efectue o Login para poder comentar!
    Sem comentários!
     
    TAGS: Trilhos Centro de Portugal