O PR2 - "Levada de Piscaredo" tem início junto à confluência do rio Cabrão com o rio Cabril, no lugar das Mestras, na freguesia de Vilar de Ferreiros.
A forma mais prática de aceder ao local é de táxi até ao lugar da Pedreira (contactos em baixo) e, posteriormente, a pé pelo caminho que conduz ao mencionado lugar das Mestras. Este caminho é amplo e bem definido, descendo suavemente até ao ponto de início do percurso.
Nas Mestras, encontra-se um açude, onde começa a levada de Piscaredo, um antigo moinho e mais duas ou três casas. Para alcançar facilmente o açude, atravessa-se o rio Cabril pelas poldras - um método de travessia deixado pelos romanos, composto por vinte blocos, sendo que um deles tem inscrita a data de 1890.
Após atravessar o rio, o caminhante depara-se imediatamente com uma levada que corre para montante do rio Cabril até ao açude, onde se inicia a levada de Piscaredo. Este "transvase" moderno traz a água do rio Cabrão a partir de um outro açude, localizado 340 metros a montante. A levada está muito bem construída, com placas de granito ligadas por argamassa, tem 45 cm de largura e 30 cm de profundidade.
Um breve passeio ao longo desta levada até ao açude é fácil e vale a pena.
Após visitar os dois açudes - o das Mestras e o do rio Cabrão - inicia-se o regresso a Mondim de Basto, ao longo da Levada de Piscaredo. Esta levada é maior que a anterior, começando com 70 cm de largura e 40 cm de profundidade, chegando a atingir um metro de largura. Está também muito bem construída ao longo da curva de nível, atravessando trincheiras, algumas ribeiras e um pequeno túnel antes de conduzir as águas do Cabril e do Cabrão aos moinhos de Piscaredo, agora em ruínas, onde termina.
As águas seguem depois para o ribeiro, que refresca o belo parque-jardim de Mondim de Basto, e para as levadas de regadio tradicional, contribuindo para o verde exuberante do Minho.
O percurso desenvolve-se por um trilho ao longo da levada, por entre bosques de carvalhos, loureiros e freixos, com alguns eucaliptos e sobreiros já na parte final.
Do lado esquerdo, corre o rio Cabril, ladeado por um corredor ripícola composto por salgueiros, freixos, loureiros, amieiros, entre outras espécies, onde abriga-se uma rica avifauna, destacando-se as aves de bosque. Frequentemente, ouve-se o piar da águia-de-asa-redonda a voar em círculos sobre este magnífico vale, que muda de cor conforme a estação do ano: verde na primavera, laranja e amarelo no outono, e castanhos de vários tons...
Depois de cruzar a segunda estrada asfaltada, a levada termina nos moinhos de Piscaredo, e o percurso segue até Mondim de Basto pelos antigos caminhos dos moleiros e fregueses que iam moer o grão. Entra-se em Mondim entre a escola secundária e os bombeiros voluntários, terminando nas sombras refrescantes do parque-jardim da vila.
Temos disponível no forum uma versão circular deste trilho: https://www.trilhosecaminhadas.com/threads/mdb-pr2-levada-de-piscaredo.5622/
PS. Para quem pretender fazer a levada só num sentido, pode fazer recurso ao táxi para regressar, o valor cobrado foi de 8 euros e o contacto está no fundo da página.
Vídeo: