A pequena rota ?Trilho de Vidago ? Arcossó? é um percurso pedestre linear. Tem o seu início junto ao painel informativo localizado na margem esquerda do rio Tâmega, e fim junto ao painel informativo colocado na margem direita deste rio, no local conhecido por Praia de Vidago.
O trilho segue em direção à vila de Vidago, passando pela aldeia de Arcossó, onde se destacam as Igreja de São Tomé e a Matriz, e de onde se pode usufruir de vistas privilegiadas sobre a vila de Vidago e o vale do rio Tâmega.
A entrada em Vidago faz-se percorrendo um troço da antiga linha de caminho-de-ferro, ?Linha do Corgo?, e continua atravessando esta vila, com passagem pela Casa-Museu João Vieira e pelo recinto do Santuário do Alto do Côto, onde se encontra uma torre sineira com relógio e a capela onde repousa D. Eugénia Montalvão, benfeitora do povo, conhecida por Santa Eugénia.
Saindo de Vidago, o trilho segue para Vilarinho das Paranheiras, passando pela Igreja Matriz.
A
chegada ao painel informativo do fim da pequena rota, junto à margem
direita do rio Tâmega, é feita após um percurso de cerca de 250 metros
pela antiga linha de caminho-de-ferro do Corgo, e atravessando-se o rio
Tâmega por umas poldras colocadas no seu leito.
O percurso pode ser efetuado em qualquer altura do ano, devendo ser tomadas precauções no verão devido às elevadas temperaturas e no inverno devido às baixas temperaturas e à possibilidade de nevoeiros e de queda de neve.