Trilhos & Caminhadas
  • HOME
  • PERCURSOS
  • CALENDÁRIO
  • FÓRUM
  • MEUS PERCURSOS
  • CONTACTOS
  • X
    Gosta do conteúdo que disponibilizamos gratuitamente?
    Se sim, considere apoiar-nos no GoFundMe! Com a sua contribuição, poderemos continuar a criar mais conteúdo de qualidade e a melhorar ainda mais os nossos serviços. Em troca, terá a nossa gratidão eterna!
    Junte-se à nossa comunidade e ajude-nos a manter este projeto vivo e a crescer cada vez mais.
    Obrigado!

    PR3 - Rota de Corvos ( VIS )

    Classificação: 0 avaliações
    foto_7954foto_7955foto_7956

    Descrição do Percurso

    O percurso tem início na aldeia de Corvos, na freguesia de Santos Evos, concelho de Viseu, no local conhecido como "A Costa", onde a beleza do rio Sátão se conjuga com os campos cultivados e a vegetação envolvente.

    Seguindo por um caminho de terra batida chamado "Salgueiro", o trajeto leva-nos a uma zona florestal dominada por pinheiros-bravos e vegetação rasteira, refrescada por pequenas linhas de água.

    Ao continuar pelo caminho do Meal, é obrigatória uma paragem num recanto fluvial, ideal para momentos de lazer e recuperação de energias, em meio à beleza das cascatas do rio Sátão e à vegetação densa.

    O percurso segue pela Rua da Nogueira, passando por Ramalhal, em direção à Igreja de Nossa Senhora de Lurdes, um ponto de paragem obrigatório para apreciar uma das mais belas vistas sobre a aldeia de Corvos.

    Descendo pelo caminho da Poça do Eirado, e já na Rua do Eirado, destaca-se a Casa do Eirado, uma construção do século XVIII composta por casa e capela. Na torre da capela pode-se ler em latim "Bonum Certamen Certavi", que significa "Combati o bom combate", com a data de 1785 inscrita. Ainda no Eirado, ao seguir pela Rua dos Barbeiros, encontra-se a Fonte das Três Bicas, e próximo dela, a Fonte do Laranjal, cujas águas já foram consideradas medicinais.

    A cerca de 50 metros, avista-se uma imponente casa solarenga conhecida como Casa do Cerrado, com o brasão da família Alvéolos, de onde descendem os atuais proprietários. Anexa à casa, encontra-se uma capela datada de 1689, dedicada a Nossa Senhora do Pilar.

    O percurso segue pela "Carreira de Cova", em direção à Rua do Leiteirão, novamente por caminhos de terra batida, atravessando campos cultivados. Esta rota leva-nos a um dos pontos históricos mais importantes da freguesia, a estrada romana, onde ainda é possível observar o desgaste das lajes, resultado do uso contínuo ao longo dos séculos. O percurso termina assim no ponto de partida.

    • Detalhes Técnicos
    • Tempo
    • Contactos Úteis
    • O Que Levar
    • Onde Dormir
    • Táxis
    Estado do Trilho
    OK! Sem problemas reportados
    Distância: 4.8 km
    Dificuldade: medio/baixo
    Duração: 02:00
    Tipo: Circular
    Marcações: Sim
    Altitude Máx: 395 m
    Altitude Min: 327 m
    Coordenadas GPS Início: 40.672426, -7.810650 ( Ver no Google Maps )
    Âmbito: Paisagístico, cultural, histórico e desportivo
    Sentido Recomendado: Anti-horário
    Distrito: Viseu
    Concelho: Viseu
    Mais Informação: Click para mais informação

    Mapa do Percurso Ecrã Cheio

    Ver Área Ardida

    Comentários

    Registe-se ou efectue o Login para poder comentar!
    Sem comentários!
     
    TAGS: Trilhos Centro de Portugal