Trilhos & Caminhadas
  • HOME
  • PERCURSOS
  • CALENDÁRIO
  • FÓRUM
  • MEUS PERCURSOS
  • CONTACTOS
  • X
    Gosta do conteúdo que disponibilizamos gratuitamente?
    Se sim, considere apoiar-nos no GoFundMe! Com a sua contribuição, poderemos continuar a criar mais conteúdo de qualidade e a melhorar ainda mais os nossos serviços. Em troca, terá a nossa gratidão eterna!
    Junte-se à nossa comunidade e ajude-nos a manter este projeto vivo e a crescer cada vez mais.
    Obrigado!

    PR3 - Trilho de São Fagundo ( MGD )

    Classificação: 1 avaliações
    foto_4692foto_4694foto_4695foto_4696foto_4697foto_4698foto_4699foto_4700foto_4701foto_4702foto_4703foto_4704foto_4705foto_4706foto_4707foto_4708foto_4709foto_4710foto_4711foto_4712foto_4713foto_4714

    Descrição do Percurso

    Este percurso integra a Rede Municipal de Percursos Pedestres do Concelho de Mogadouro, com início junto ao edifício da Junta de Freguesia de Urrós e uma extensão de aproximadamente 14,4 km. O trajeto começa em direção à Torre Sineira e ao Museu Rural de Urrós, que exibe um conjunto de objetos associados ao cultivo de cereais e à sua transformação em pão. Fora da aldeia, pode-se ver a Cascata do Poço da Frágua.

    Mais adiante, encontram-se as ruínas da Capela de São Fagundo, um antigo templo medieval que ainda mantém intactos o portal frontal e o arco triunfal da capela-mor. Nas proximidades, é possível observar várias sepulturas medievais escavadas na rocha, conhecidas como Necrópole de São Fagundo, e também as misteriosas pegadas dos Mouros, pequenas covinhas e marcas gravadas no granito, cuja origem e função são desconhecidas.

    O percurso segue pelo planalto, passando por olivais tradicionais, vinhedos e amendoeiras, característicos da região, até chegar ao Miradouro da Cerca, que oferece uma vista deslumbrante das arribas do rio Douro e das escarpas que separam o planalto Mirandês das terras de Espanha. Daqui, o trilho dirige-se ao Castro do Picão da Bouça d'Aires, onde se encontram vestígios de um antigo povoado castrejo, e aos miradouros homónimos. Pelo caminho, há um ponto interessante: uns degraus escavados na rocha, conhecidos localmente como Altarico, que dão a impressão de se subir a um pequeno altar, mas que são, na verdade, entalhes de assentamento de uma construção, possivelmente do período romano ou medieval.

    Durante o percurso, podem-se ver várias construções de arquitetura tradicional portuguesa, como corriças, pombais, moinhos de água, poços e as peculiares cegonhas, engenhos usados para retirar água do poço e regar a horta. Perto do final do percurso, já próximo da aldeia de Urrós, encontram-se as Bodegas, galerias abertas na rocha onde antigamente se conservava o vinho e alguns alimentos, proporcionando uma temperatura mais fresca do que no exterior.

    A caminhada termina com uma rica experiência de histórias, cultura e tradições, culminando de volta em Urrós.

    • Detalhes Técnicos
    • Tempo
    • Contactos Úteis
    • O Que Levar
    • Onde Dormir
    • Táxis
    Estado do Trilho
    OK! Sem problemas reportados
    Distância: 14.0 km
    Dificuldade: media/baixa
    Duração: 05:00
    Tipo: Circular
    Marcações: Sim
    Altitude Máx: 708 m
    Altitude Min: 540 m
    Coordenadas GPS Início: 41.347958495, -6.467877241 ( Ver no Google Maps )
    Âmbito: Paisagístico, cultural
    Sentido Recomendado: Horário
    Distrito: Bragança
    Concelho: Mogadouro
    Uso de GPS: Recomendado
    Mais Informação: Click para mais informação

    Mapa do Percurso Ecrã Cheio

    Ver Área Ardida

    Comentários

    Registe-se ou efectue o Login para poder comentar!
    maar3amt
    maar3amt 30/01/2024 01:51:22
    Um trilho fantástico que explora o esplendor das Arribas do Douro. Apesar da distância, é um percurso fácil.
     
    TAGS: Trilhos Norte de PortugalTrilhos em Trás-os-MontesTrilhos Parque Natural do Douro Internacional