Com o tema "tradições comunitárias", o Trilho dos Currais atravessa uma área de beleza natural singular na serra do Gerês. Ao longo do percurso, é possível visitar três currais do Baldio de Vilar da Veiga: o curral da Espinheira, o curral da Carvalha das Éguas e o curral da Lomba do Vidoeiro. Para completar este trilho, é necessária alguma preparação física, devido à elevada dificuldade de certas partes do trajeto.
Este percurso, tanto cultural como paisagístico, oferece uma ligação direta com o espírito e as tradições comunitárias locais, destacando a organização silvopastoril através da vezeira. Esta prática comunitária, característica da serra do Gerês, ocorre de maio a setembro, durante a qual o gado bovino da comunidade é conduzido pelos caminhos carreteiros até à serra alta, onde se encontram os currais. Os vezeiros "proprietários do gado" acompanham os animais durante dias ou semanas, dependendo do número de cabeças de gado que possuem, transportando os utensílios necessários para a sua alimentação e estadia nas cabanas dos currais. A manutenção destas estruturas comunitárias é realizada anualmente. Antes da subida do gado para a serra, no dia dos cubais, os proprietários limpam os caminhos carreteiros e efetuam a reparação das cabanas e fontes.
O percurso passa por zonas com carvalhos, castanheiros, vidoeiros (Betula pubescens ssp. celtiberica) e pinheiro-de-casquinha (Pinus sylvestris), onde diversas espécies de animais, como os chapins, encontram alimento e abrigo.
Recomenda-se o contacto prévio com a entidade promotora para obter informações sobre as condições de utilização do percurso.