O "PR5 - Percurso das Caldelas" tem uma extensão de 8,62 km e um grau de dificuldade médio, com a opção de uma variante mais curta de 4,59 km.
O percurso inicia-se na aldeia de Cem Soldos, seguindo a sudeste pela Rua dos Olheiros, em direção à zona das hortas. Atravessam-se áreas de mata com sobreiros e azinheiras, vinhas e campos de produção animal, até retomar o asfalto na Estrada da Madalena. Continuando em direção ao sul, o caminhante passa pela histórica Quinta da Pisca, à esquerda, e atravessa a ribeira de Serzedo, virando depois à direita para caminhos estreitos de terra batida. Aqui encontra-se uma bifurcação sinalizada, onde o caminhante pode optar pela variante alternativa, de menor extensão, ou seguir pelo Percurso Pedestre principal que leva à igreja da Madalena, situada no alto da colina.
Seguindo o percurso principal, o caminhante dirige-se às Caldelas, passando por um saibreiro e desfrutando de uma vista privilegiada sobre a Serra de Aire e Candeeiros. Daqui, desce-se até ao açude de Paialvo (ou cascatas de Cem Soldos) e passa-se pelo local das antigas ruínas romanas de Caldelas. O trajeto continua em direção a Cem Soldos, pela Estrada de Caldelas, passando pelo cemitério, pela zona desportiva e pela igreja de S. Sebastião, no centro da aldeia de Cem Soldos, onde o percurso se conclui.