No Monte de Santa Luzia, junto ao Museu do Quartzo, cujo visita é indispensável, inicia-se o percurso com uma descida, virando à esquerda e continuando por entre um pinhal. Próximo da localidade de Campo, o caminho murado é ladeado por terrenos de cultivo e sombreado por carvalhos, nogueiras e castanheiros, até chegar ao casario onde se destaca a Igreja de Santa Maria Madalena.
Após descobrir o raro relógio de sol, a eira e o espigueiro, o percurso segue por uma estrada asfaltada até à povoação de Vila Nova, cujo nome contrasta com os antigos silhares da fonte de chafurdo local. Ao sair da povoação e do asfalto, inicia-se a subida em direção ao Castro de Santa Luzia.
No topo, encontra-se um impressionante tapete branco de pedras de quartzo, que parece culminar num monumental monólito quartzítico, sobre o qual se ergue a Capela de Santa Luzia. Neste ponto, vale a pena fazer uma pausa para contemplar a vista de Viseu e das serranias no horizonte, enquanto abaixo se avista o museu e a lagoa.
A descida final, acompanhada por pinheiros e outras coníferas, leva de volta ao ponto de partida, junto ao Museu do Quartzo.