A cidade de Viana do Castelo oferece uma das mais belas vistas panorâmicas a partir do alto de Santa Luzia, onde se pode contemplar o vale do rio Lima, que termina a sua jornada ao encontrar o Oceano Atlântico, bem como a linha costeira e os verdes campos delimitados por dunas de areia. O PR começa em frente ao majestoso templo de Santa Luzia, junto ao painel informativo do percurso, que deve ser consultado antes de iniciar a caminhada.
O trilho segue pelo muro que acompanha a estrada em direção a norte, até chegar a uma casa em ruínas. A partir daí, entra-se num caminho florestal, descendo sem desvios até alcançar os Arcos do Fincão, duas antigas estruturas de pedra, sobre as quais passam condutas de água que outrora abasteciam os depósitos de Viana, captada nas minas da serra. Ao passar sob o primeiro arco, o percurso continua à direita, novamente em direção a norte, seguindo por cima da conduta de água até chegar a outro arco. Junto a este arco, perto de um pequeno ribeiro (que pode estar seco no verão), é possível observar um antigo moinho e a entrada de uma mina de água esculpida na rocha.
O percurso continua sobre a conduta, envolvido pela vegetação densa, até alcançar uma pequena "casinha de água". Há também a possibilidade de fazer um desvio à direita para visitar outra mina de água, uma oportunidade imperdível para quem deseja explorar mais a fundo o sistema de abastecimento da região.