A "GR23 TVR - Percurso da Descoberta" é um percurso dividido em três etapas que idealmente deve ser feito em 2 ou 3 dias. A primeira etapa é o "Troço Mealha - Casas Baixas", a segunda etapa é o "Troço Casas Baixas - Feiteira" e a última etapa é o "Troço - Mealha".
Uma rota recomendada para várias actividades ao ar livre como trekking e geocaching que o deixará encantado e apaixonado pela natureza.
Inicie o seu percurso no centro de descoberta e siga em direção ao Cachopo, desenvolvendo-se o caminho por um cenário rural no qual pode observar os palheiros chamados de guardiões do "monte" onde se encontram pequenas hortas, terrenos agrícolas e de pastoreio que o conduzem ao topo da masmorra onde poderá desfrutar de vistas desafogadas sobre a região no qual sobressaem os moinhos de vento abandonados, sendo que pertos dos mesmos pode encontrar vestígios de um antigo sepúlcro - as Antas da Masmorra.
Continuando a sua caminhada monte após monte vislumbre as casas caiadas de branco e as ruas estreitas, traços bem característicos da arquitectura serrana algarvia e mais tarde observe também alguns moinhos de água, dando por término á primeira etapa na pitoresca localidade de Casas Baixas.
A partir de Casas Baixas inicie a segunda etapa do seu percurso atravessando caminhos de terra batida ladeados por ribeiras e regatos cheios de água no Inverno e Primavera até á localidade do Cachopo. Neste sugerimos que visite a Fonte Férrea, parque de lazer e um ponto de paragem dos visitantes e de encontro dos residentes. É um local aprazível, fresco, com importante valor ambiental e lúdico, dispondo de mesas e bancos á sombra, fontes de água, um bar e piscinas.
Deixando o Cachopo para trás, siga pela vereda ladeada por uma linha de água e rodeada por uma paisagem varia entre as hortas familiares e as manchas de sobreiro e mato mediterrâneo. Seguindo o GPS poderá desfrutar de todas os pontos de interesse como os Currais, um monte isolado onde habitados por locais cuja a sua subsistência advêm da boa relação com a natureza.
Outro ponto de interesse nesta segunda etapa é o sítio da Rocha da Abrunheira, vale rochosos e fechado por onde passa a ribeira de Odeleite. Na última parte do percurso desça os caminhos por lindas paisagens verdejantes refrescadas por linhas de águas temporárias.
A última etapa desta grande aventura classificada como grande rota é uma continuação das anteriores com passagens pelas localidades rurais serranas repletas de tradição e rodeadas da natureza na sua forma mais espetacular sendo esta respeitada e valorizada pelos locais.