Trilhos & Caminhadas
  • HOME
  • PERCURSOS
  • CALENDÁRIO
  • FÓRUM
  • MEUS PERCURSOS
  • CONTACTOS
  • X
    Gosta do conteúdo que disponibilizamos gratuitamente?
    Se sim, considere apoiar-nos no GoFundMe! Com a sua contribuição, poderemos continuar a criar mais conteúdo de qualidade e a melhorar ainda mais os nossos serviços. Em troca, terá a nossa gratidão eterna!
    Junte-se à nossa comunidade e ajude-nos a manter este projeto vivo e a crescer cada vez mais.
    Obrigado!

    GR23 - Percurso Descoberta

    Classificação: 0 avaliações
    foto_2812foto_2813foto_2814foto_2815foto_2816

    Descrição do Percurso

    A "GR23 TVR - Percurso da Descoberta" é um percurso dividido em três etapas que idealmente deve ser feito em 2 ou 3 dias. A primeira etapa é o "Troço Mealha - Casas Baixas", a segunda etapa é o "Troço Casas Baixas - Feiteira" e a última etapa é o "Troço - Mealha".

    Uma rota recomendada para várias actividades ao ar livre como trekking e geocaching que o deixará encantado e apaixonado pela natureza.

    Inicie o seu percurso no centro de descoberta e siga em direção ao Cachopo, desenvolvendo-se o caminho por um cenário rural no qual pode observar os palheiros chamados de guardiões do "monte" onde se encontram pequenas hortas, terrenos agrícolas e de pastoreio que o conduzem ao topo da masmorra onde poderá desfrutar de vistas desafogadas sobre a região no qual sobressaem os moinhos de vento abandonados, sendo que pertos dos mesmos pode encontrar vestígios de um antigo sepúlcro - as Antas da Masmorra.

    Continuando a sua caminhada monte após monte vislumbre as casas caiadas de branco e as ruas estreitas, traços bem característicos da arquitectura serrana algarvia e mais tarde observe também alguns moinhos de água, dando por término á primeira etapa na pitoresca localidade de Casas Baixas.

    A partir de Casas Baixas inicie a segunda etapa do seu percurso atravessando caminhos de terra batida ladeados por ribeiras e regatos cheios de água no Inverno e Primavera até á localidade do Cachopo. Neste sugerimos que visite a Fonte Férrea, parque de lazer e um ponto de paragem dos visitantes e de encontro dos residentes. É um local aprazível, fresco, com importante valor ambiental e lúdico, dispondo de mesas e bancos á sombra, fontes de água, um bar e piscinas.

    Deixando o Cachopo para trás, siga pela vereda ladeada por uma linha de água e rodeada por uma paisagem varia entre as hortas familiares e as manchas de sobreiro e mato mediterrâneo. Seguindo o GPS poderá desfrutar de todas os pontos de interesse como os Currais, um monte isolado onde habitados por locais cuja a sua subsistência advêm da boa relação com a natureza.

    Outro ponto de interesse nesta segunda etapa é o sítio da Rocha da Abrunheira, vale rochosos e fechado por onde passa a ribeira de Odeleite. Na última parte do percurso desça os caminhos por lindas paisagens verdejantes refrescadas por linhas de águas temporárias.

    A última etapa desta grande aventura classificada como grande rota é uma continuação das anteriores com passagens pelas localidades rurais serranas repletas de tradição e rodeadas da natureza na sua forma mais espetacular sendo esta respeitada e valorizada pelos locais.

    • Detalhes Técnicos
    • Tempo
    • Contactos Úteis
    • O Que Levar
    • Onde Dormir
    • Táxis
    Estado do Trilho
    OK! Sem problemas reportados
    Distância: 45.0 km
    Dificuldade: Alto
    Duração: 14:00
    Tipo: Circular
    Marcações: Sim
    Altitude Máx: 530 m
    Altitude Min: 235 m
    Coordenadas GPS Início: 37.36347, -7.87136 ( Ver no Google Maps )
    Sentido Recomendado: Horário
    Distrito: Faro
    Concelho: Tavira
    Uso de GPS: Recomendado

    Mapa do Percurso Ecrã Cheio

    Ver Área Ardida

    Comentários

    Registe-se ou efectue o Login para poder comentar!
    Sem comentários!
     
    TAGS: Trilhos no Algarve