O percurso pedestre de pequena rota une o Ferro e a Boidobra.
A rota parte do Parque de Merendas da Boidobra, em direcção à Ponte Pedrinha que atravessamos, atravessando com ela o rio Zêzere, companheiro de todo o percurso. A paisagem que nos envolve tem origem no labor daqueles que desde há séculos trabalham estes terrenos férteis, rasgando caminhos, cercandoterras, criando uma geometria num espaço outrora selvagem e livre. As quintas onde abundam os pastos e as hortas dominam todo o percurso que segue pelos antigos caminhos que as delimitam.
Chegados ao Ferro, encontramo-nos no local ideal para apreciar a serra da Gardunha que, ao contrário da Estrela coberta pelo branco da neve, é invadida todas as Primaveras pela alvura das cerejeiras em flor.
O regresso à Boidobra, por diferentes caminhos mas rodeados pela mesma paisagem, tem outra magia, pois a serra da Estrela apresenta-se no horizonte próximo em toda a sua magnitude. A quelha dos abraços, que dá nome a este trilho aparece de repente. Uma vereda tão estreita que, recordam os mais velhos, obrigava ao contacto físico dos que ali se cruzavam e que, em alguns casos, deu origem a romances secretos