O PR1 - Maria da Fonte é uma merecida homenagem à heroína popular que marcou profundamente a história do concelho da Póvoa de Lanhoso.
Este percurso inicia-se no Parque do Pontido e ruma em direção ao lugar da Requezenda até encontrar a capela de S. Brás, uma das mais antigas do concelho Povoense e detentora de uma configuração muito peculiar.
A partir daqui, o trajeto dirige-se ao centenário Hospital António Lopes e continua por uma estrada secundária até à União de Freguesias de Fontarcada e Oliveira, onde pode apreciar-se a mística e sumptuosa Casa da Agras, antiga habitação de José Joaquim Ferreira de Mello e Andrade, Administrador do Concelho à época da Revolta das mulheres da Póvoa de Lanhoso (1846). Um pouco mais à frente, pode-se repousar no escadório da harmoniosa capela de Santa Luzia. Continuando no serpenteado dos caminhos rurais, o trilho converge para a Igreja Românica de Fontarcada, Monumento Nacional intimamente ligado à Revolta liderada pela Maria da Fonte. A partir deste local de culto, onde outrora existiu um Mosteiro Beneditino, o percurso entra em área de montanha até aos lugares de Quintães e Paredes, já na União de Freguesias de Calvos e Frades.
Atravessando a Estrada Municipal, o percurso avança por uma calçada até cruzar o Ribeiro de Pereiros, segue em direção à lindíssima capela de Santa Marta, que dá nome ao lugar. Daqui, segue-se em direção ao Carvalho Centenário de Calvos, encetando uma longa descida através das ruínas dos moinhos de rodízio e termina-se esta caminhada histórica no Parque do Pontido.