O percurso inicia-se na parte norte da Vila junto Posto de Turismo da Amareleja, uma das principais entradas da lindíssima vila alentejana - Amareleja. O percurso segue por uma das artérias principais da Vila onde se encontra o Posto de Turismo, o Centro Social, a Torre do Relógio, a Sociedade Filarmónica União Musical Amarelejense, a Casa das Artes e a Igrejinha de Santo António.
Não esquecendo a sinalização, percorra a bonita rua de calçada que nos leva até à Igreja Matriz da Vila, cuja padroeira é Nossa Senhora da Conceição. Seguindo em direção a sul ao encontro da Central Fotovoltaica situada a saída da Vila.
Assim se inicia o percurso rural onde se pode desfrutar de lindas paisagens e de uma natureza esplendorosa. Seguindo os trilhos ao longo do Baldio, perímetro florestal, e pulmão da Vila chegamos ao ponto mais alto, conhecido pelo "Oiteiro do Pineque", com uma vista fantástica da terra mais quente do País. Guardamos esta imagem na memória e seguimos o nosso percurso descendo até uma das lindíssimas albufeiras desta mata; chega então a hora de descansar, desfrutar e recargar baterias.
Hora de voltar a apanhar o trilho e seguir a nossa caminhada ainda por entre mata e nunca esquecendo a sinalização assim regressamos ao ponto de partida/chegada.