O Trilho das Portelas é um percurso pedestre denominado de pequena rota, com uma extensão aproximada de 14,7 km, de dificuldade moderada e um desnível acumulado de 864 metros.
Este percurso, é um convite à descoberta da natureza exuberante do Minho. Ao longo deste percurso, os caminhantes são agraciados com paisagens de beleza singular, onde se destacam moinhos e a serenidade dos riachos. Nas Portelas, formações rochosas que dão nome ao trilho, existe um miradouro natural de onde se pode contemplar a majestosa paisagem envolvente. A vegetação autóctone, os aromas das flores silvestres e o som dos pássaros completam a experiência.
O Trilho das Portelas, partilha um pequeno traçado com o "Caminho Central de Santiago" na Serra da Labruja que contempla a passagem pela famosa "Cruz dos Franceses".
Não deixe de explorar a zona do Ecomoseu Natural e Cultural da Serra da Labruja, nas margens da ribeira de São João, vai encontrar passadiços, pontes suspensas, cascatas e vários moinhos recuperados que vão enriquecer a experiência de percorrer o Trilho das Portelas. Se preferir, pode visitar no final da caminhada, visto que o local fica muito próximo ao início do percurso.
Uma caminhada neste trilho é uma jornada de conexão com a natureza e de renovação do espírito.