Inicie o percurso no Parque do Sorraia e siga pelo passeio pedonal paralelo ao rio. Contorne uma propriedade privada até alcançar a estrada alcatroada. Ao chegar à estrada, vire à direita e siga pela ciclovia, mantendo o rio à sua esquerda. À medida que avança, poderá avistar a Quinta de Santo André, com construções agrícolas típicas do Ribatejo, cuja produção vinícola remonta ao século XIX, assim como o Centro Hípico "O Montinho".
Continue a percorrer a ciclovia até ao seu término. Neste ponto, atravesse a estrada asfaltada e entre no caminho de terra batida à sua esquerda. Siga em frente, subindo ligeiramente, e passe sobre o canal de rega que faz parte do sistema hidroagrícola do Vale do Sorraia. Continue pelo caminho de terra, virando à esquerda, e prossiga pela estrada que acompanha o Vale de Bogas, sempre paralela ao canal de rega.
Ao longo deste trecho, irá passar por uma área com diversas espécies de árvores, como o pinheiro-manso, o pinheiro-bravo, o sobreiro e o carvalho-cerquinho. No final do inverno e início da primavera, é comum encontrar espargos selvagens e túberas (um pequeno fungo ascomiceto) no terreno.
Ao passar pela zona mais povoada do Vale Verde, é provável que se depare com rebanhos de ovelhas e cabras. Contorne uma propriedade murada e suba o caminho até encontrar a Azinhaga das Bruxas.
Desça a azinhaga por completo até reencontrar a ciclovia, retomando o caminho de regresso ao ponto de partida.