O traçado dos Trilhos de São Martinho (PR2 - Vagos) desenvolve-se essencialmente por caminhos florestais e agrícolas, em terra batida, num percurso circular com cerca de 19 quilómetros que explora alguns recantos da freguesia de Ouca e dos lugares que a compõem: Carregosa, Rio Tinto e Tabuaço.
O percurso tem início no Parque da Fonte de Ouca, na zona mais a nascente do concelho de Vagos, em direção a Carregosa, onde visita uma antiga fonte, a sua igreja, um lavadouro e um santuário religioso dedicado ao Dr. José Gregório Hernández (1864-1919).
O percurso continua rumo a Tabuaço, por entre matas, passando pelas vinhas de espumante da Quinta da Pedreira, antes de permitir um desvio que encurta consideravelmente a caminhada. Optando por continuar rumo a sul, atravessa Tabuaço e continua pelo retalho agrícola e florestal até Rio Tinto.
No regresso a Ouca, o percurso possibilita um desvio até ao Marco Geodésico, que assinala o ponto mais alto do concelho, a 68 metros de altitude, e de onde se consegue avistar, ao longe, o azul do Atlântico.
O trilho culmina no Parque das Azenhas, lugar ideal para repor as energias e descobrir o funcionamento das antigas azenhas, essenciais à moagem dos cereais.