Percurso circular que começa e acaba junto à Igreja Matriz de Vila Verde de Ficalho, também designada por Igreja Paroquial de São Jorge.
O percurso sai de Vila Verde de Ficalho em direção a Sudeste, rumo à fronteira com Espanha. Cerca de 2600 metros depois de se iniciar passa no primeiro ponto de interesse, a Ermida de Nossa Senhora das Pazes, cuja construção original data do séc. XVI. Depois da capela, o percurso segue por estradas de terra batida até ao rio Chança, que faz fronteira en- tre Portugal e Espanha. Seguindo o rio para jusante, o percurso passa por duas ruinas de moinhos Moinho da Várzea e Moinho da Volta até chegar a uma curva apertada do rio onde entra num trilho que sobe a encosta.
Depois de passar a ponte sobre a ribeira, inicia a su- bida novamente em direção a V. V. Ficalho por estra- das de terra batida, passando pelo Monte das Perei- rinhas, onde se avistam a vila e a Serra de Ficalho. Perto da Igreja Matriz situam-se mais dois pontos de interesse: cinquenta metros a Norte, o Sítio Ar- queológico e a Igreja Velha de São Jorge.
1 - Moinho da Volta
2 - Moinho da Várzea
3 - Capela Nossa Senhora das Pazes