O trilho pode ser iniciado junto à Igreja de Mixões da Serra. Quem gostar de madrugar pode subir os escadórios até ao miradouro de Mixões para assistir ao nascer do sol, numa vista fantástica sobre o vale do rio Homem e sobre o Gerês. Podem ainda tomar o pequeno almoço no café da aldeia.
Recomenda-se iniciar o trilho no sentido horário, em direcção ao sul. Neste sentido o percurso começa com uma longa descida, sem grande dificuldade, até ao fundo do vale da cabra. Depois de atravessar o rio inicia-se uma longa subida até à aldeia de Bezeguimbra. Trata-se de uma subida que por um lado exige alguma destreza física, com troços algo técnicos. Por outro lado as calçadas rodeadadas de
musgo e vegetação autóctone e as paisagens que vão surgindo distraem nos da dificuldade da subida. Chegados à aldeia de Bezeguimbra, sentimo-nos recuar no tempo dezenas de anos, com as suas habitações tipicamente rurais, infelizmente muitas delas abandonadas e em ruínas, que nos levam a imaginar nos a viver naquele local no passado.
Seguindo caminho entra-se numa descida mágica, em calçada antiga, rompida pelas rodas dos carros de bois, inserida num bosque de musgo e vegetação autóctone. Os últimos km são feitos com algumas subidas alternadas por zona planas, em que a beleza do percurso distrai os mais fatigados até chegarem ao ponto de partida.