Trilhos & Caminhadas
  • HOME
  • PERCURSOS
  • CALENDÁRIO
  • FÓRUM
  • MEUS PERCURSOS
  • CONTACTOS
  • X
    Gostou do nosso conteúdo? Apoie-nos com um donativo no GoFundMe. A sua contribuição é fundamental para continuarmos a crescer! Obrigado!

    PR4 - Rota das Picotas ( ANS )

    Classificação: 0 avaliações
    foto_6570foto_6571foto_6572foto_6573foto_6574foto_6575foto_6576

    Descrição do Percurso

    A Rota dos Picotas começa no Parque Verde do Nabão, em Ansião, a 500 metros da nascente do rio, no local que anteriormente marcava o cruzamento do IC8 para Constantina, levando os participantes ao sul do concelho, pelas freguesias de Chão de Couce e Pousaflores.

    O nome da rota deriva dos engenhos de rega tradicionais que são muito comuns em algumas partes do percurso. A partir do Parque Verde do Nabão, o trajeto passa pela nascente do rio e sobe por um trilho excelente, recentemente aberto e cercado por vegetação densa, onde é impossível caminhar lado a lado. Ao chegar ao caminho de terra batida, cerca de 2.400 metros depois, os participantes têm a opção de virar à direita e iniciar a descida de volta a Ansião.

    Se optarem por continuar em frente, atravessarão primeiro o Casal de S. Brás e depois o Alqueidão. Descendo até ao vale do Camporês, seguirão em direção à Serra do Mouro, atravessando depois uma zona agrícola que os levará a Lisboinha e Pousaflores. Este último é um local ideal para uma pausa à sombra das árvores do largo da igreja, principalmente porque é ali que começa a subida ao Monte da Ovelha, conhecido localmente como Serra do Anjo da Guarda.

    Este é o trecho mais desafiador do percurso. O Ciclo do Pão, associado aos moinhos de vento, e a ermida do Anjo da Guarda são apenas algumas das atrações desta serra. A flora e fauna são especialmente ricas, com destaque para a presença de perdizes, coelhos selvagens e 27 espécies diferentes de orquídeas que florescem na primavera, além de pinheiros mansos, ciprestes, oliveiras e carvalhos. O miradouro também é um excelente ponto de paragem.

    Após atravessar a serra, a rota começa a descer em direção a Ansião. Cruzando o vale do poço da Ameixieira, passando junto à Lagoa e dirigindo-se ao Casal Viegas, os participantes descem até ao Casal das Sousas e seguem em direção ao Moinho das Moitas, já próximo de Ansião e do final do percurso.

    • Detalhes Técnicos
    • Tempo
    • Contactos Úteis
    • O Que Levar
    • Onde Dormir
    • Táxis
    Estado do Trilho
    OK! Sem problemas reportados
    Distância: 21.0 km
    Dificuldade: Algo díficil
    Tipo: Circular
    Marcações: Sim
    Altitude Máx: 578 m
    Altitude Min: 233 m
    Coordenadas GPS Início: 39.914782, -8.438435 ( Ver no Google Maps )
    Sentido Recomendado: Horário
    Distrito: Leiria
    Concelho: Ansião
    Uso de GPS: Recomendado
    Mais Informação: Click para mais informação

    Mapa do Percurso Ecrã Cheio

    Ver Área Ardida

    Comentários

    Registe-se ou efectue o Login para poder comentar!
    Sem comentários!
     

    Mais Trilhos em Ansião

    PR4 - Rota das Picotas ( ANS )
    Ansião, Leiria
    PR3 - Rota dos Pinhais ( ANS )
    Ansião, Leiria
    PR2 - Rota Romana ( ANS )
    Ansião, Leiria
    PR1 - Rota do Bonfim ( ANS )
    Ansião, Leiria
    PR5 - Rota das Vilas (ANS)
    Ansião, Leiria