O ponto de partida do Caminho do Xisto da Lousã - Rota das Quatro Aldeias situa-se na Aldeia do Xisto do Candal, seguindo em direção à aldeia do Catarredor.
Com a proximidade desta aldeia, encontram-se muros de xisto e surgem, de forma mais abundante, os carvalhos, os castanheiros e as oliveiras.
No seguimento das marcações, passa-se pela aldeia do Vaqueirinho. De seguida encontra-se a Aldeia do Xisto do Talasnal, umas das aldeias mais bonitas da rota, onde encontram casas muito bem cuidadas que se destacam com facilidade.
Depois de visitar o Talasnal, vai-se caminhando pela encosta, com cuidado, devido à existência de algumas pedras mais escorregadias, chega-se ao santuário da Srª da Piedade, local de forte atratividade turística, composto pela capela da Santa Padroeira da Vila da Lousã, a Nossa Senhora da Piedade.
Alguns metros à frente, encontram-se as piscinas naturais banhadas pela água límpida e fresca da Ribeira de São João. Por fim, encontra-se uma estada alcatroada de sentido ascendente em direção ao Castelo Arunce.
Na Serra da Lousã, encontram-se várias Aldeias do Xisto, que têm vindo a ser alvo de recuperação. A construção das casas é maioritariamente em xisto, a matéria-prima mais abundante na serra, a par com a madeira.
Nos dias de hoje, apesar da fraca densidade populacional, as Aldeias são um local de forte atratividade turística.
Na envolvente das Aldeias do Xisto, existe uma fauna e flora bastante ricas. É frequente avistarem-se javalis ou veados. Além da passagem pelos trilhos, pode ainda visitar algumas lojas de comércio tradicional.