Trilhos & Caminhadas
  • HOME
  • PERCURSOS
  • CALENDÁRIO
  • FÓRUM
  • MEUS PERCURSOS
  • CONTACTOS
  • X
    Gosta do conteúdo que disponibilizamos gratuitamente?
    Se sim, considere apoiar-nos no GoFundMe! Com a sua contribuição, poderemos continuar a criar mais conteúdo de qualidade e a melhorar ainda mais os nossos serviços. Em troca, terá a nossa gratidão eterna!
    Junte-se à nossa comunidade e ajude-nos a manter este projeto vivo e a crescer cada vez mais.
    Obrigado!

    PR4 - Via Panorâmica do Tâmega ( PNF )

    Classificação: 1 avaliações
    foto_621foto_622foto_623foto_624foto_625foto_626foto_6896foto_6897foto_6898foto_6899foto_6900foto_6901foto_6902foto_6903

    Descrição do Percurso

    Na companhia majestosa do rio Tâmega, este percurso linear pode começar tanto na Fluvina de Entre-os-Rios como no Largo da Igreja de S. Pedro de Abragão. Partindo da Fluvina, entramos num corredor biodiverso que nos leva ao núcleo molinológico de Novelhe e ao parque de merendas. Em poucos passos, alcançamos os parques de lazer de Ribeira e Barco de Souto, onde podemos ouvir o chilrear das aves ou desfrutar da tranquilidade do Tâmega. Neste trecho, avistamos as primeiras vinhas, testemunhos intemporais da vitivinicultura a jusante do Tâmega.

    Descendo até ao rio, encontramos a "praia das famílias" ou parque fluvial de Boelhe, que oferece um bar e um parque de merendas. Voltando à cota alta do caminho e entre mais vinhas, a Capela de S. Miguel dos Passinhos exibe a imponência do estilo românico.

    Como alternativa, seguindo a variante PR4.1 a cota nivelada, atravessamos as vinhas do Regedor, cuja casa em ruínas revela o magnífico traço rural pós-medieval. Dois edifícios agrícolas romanos, datados do século I d.C, definem a estação arqueológica Bouça do Ouro, escondida pelo tempo entre vinhas e arvoredo.

    Logo a seguir, encontramos a pequena, mas encantadora, Mata biodiversa da Cachada, com seus magníficos carvalhos que escondem o Tâmega. Prosseguimos até ao formoso parque fluvial de Luzim, com seu admirável areal e bar aberto, proporcionando sombra aconchegante em dias de calor.

    Finalmente, continuamos por entre aldeias locais até terminar o percurso na majestosa e opulenta Igreja românica de S. Pedro de Abragão, documentada desde 1105, portanto anterior à fundação de Portugal. Se o pedestrianista chegar durante o horário laboral, ainda será possível visitar o CIER - Centro de Interpretação da Escultura Românica.

    São 16 km de história, ruralidade, vitivinicultura e biodiversidade que deixam qualquer visitante fascinado por esta simbiose entre o Tâmega e Penafiel.

     

    Se não quiser fazer o percurso nos dois sentidos, disponibilizamos alguns contactos de táxis: aqui

    • Detalhes Técnicos
    • Tempo
    • Contactos Úteis
    • O Que Levar
    • Onde Dormir
    • Táxis
    Estado do Trilho
    OK! Sem problemas reportados
    Distância: 16.0 km
    Dificuldade: media/baixa
    Duração: 05:40
    Tipo: Linear
    Marcações: Sim
    Altitude Máx: 210 m
    Altitude Min: 23 m
    Coordenadas GPS Início: 41.084557, -8.292402 ( Ver no Google Maps )
    Âmbito: Natural, paisagístico
    Distrito: Porto
    Concelho: Penafiel
    Uso de GPS: Recomendado
    Mais Informação: Click para mais informação

    Mapa do Percurso Ecrã Cheio

    Ver Área Ardida

    Comentários

    Registe-se ou efectue o Login para poder comentar!
    maar3amt
    maar3amt 11/07/2024 07:48:30
    Trilho agradável com vários spots aquáticos.
     
    TAGS: Trilhos Norte de Portugal