Este percurso tem início no parque de estacionamento em frente à Extensão do Centro de Saúde de Paderne. Daí, atravessa a Estrada Nacional (EN) 270 e sobe em direção a Faro. Vira na segunda rua à esquerda, para a Rua Cândido dos Reis; logo de seguida, à direita, para a Rua Miguel Bombarda; e imediatamente à esquerda. Segue depois em frente para a Rua do Norte. No final da descida continua em frente, passando a acompanhar a GR13.7 - Ligação 7 - Albufeira à Via Algarviana (Alte) e a PR3 ABF - Percurso do Cerro Grande (no sentido inverso ao recomendado), pela Estrada Municipal (EM) 1176 em direção ao Moinho Novo. No cruzamento, o percurso segue em frente, divergindo da Ligação 7 e da PR3 ABF, que viram à esquerda.
O percurso continua pela EM 1176 por cerca de 900 m, ladeado de um lado pela várzea da Ribeira de Algibre e do outro por magníficos exemplares de alfarrobeiras, amendoeiras, oliveiras e romãzeiras que, além de nos darem sombra, conferem beleza à paisagem. Depois, vira à direita por um caminho de terra batida ladeado de ambos os lados por oliveiras notáveis. Segue em frente por cerca de 450 m e depois vira à esquerda por um trilho estreito ladeado por um muro de calcário até alcançar a estrada asfaltada. Aqui, são as alfarrobeiras, algumas delas verdadeiras obras de arte da natureza, que nos dão sombra.
Na estrada, o caminho vira à esquerda e logo a seguir à direita, embrenhando-se pelo aglomerado de casas. Ao cimo, vira à direita e logo depois à esquerda, em direção ao casario. Na bifurcação, vira à esquerda pelo caminho de terra batida. Aproveite para apreciar as vistas amplas sobre os cerros que entrecortam a paisagem. O percurso inflete depois à esquerda por um trilho estreito rodeado por pequenos arbustos e plantas como o tomilho-de-creta (Thymbra capitata), a roselha-grande (Cistus albidus) ou a palmeira-anã (Chamaerops humilis), utilizada na produção de empreita.
No final do trilho, o percurso vira à direita e volta a acompanhar a PR3 ABF (no sentido inverso ao recomendado) durante cerca de 550 m, por um caminho entre muros. Quando alcançar a Quinta da Palma, repare nos pormenores arquitetónicos característicos do Barrocal algarvio, com destaque para as bonitas platibandas e chaminés que adornam a parte superior das casas.
Daí, os dois percursos prosseguem e atravessam a EM 1176, continuando em frente por cerca de 160 m. Depois, divergem: o nosso percurso vira à direita por um trilho de terra batida e a PR3 ABF segue em frente pela estrada asfaltada. O caminho sobe até alcançar a Aldeia Pequena, seguindo em frente até encontrar outro pequeno trilho. Aqui, o pomar de sequeiro volta a marcar presença. Já nas ruas da Aldeia Grande, reencontra por breves instantes a PR3 ABF (no sentido inverso ao recomendado). Depois, o percurso vira à direita em direção a Casa dos Pires, e a PR3 ABF segue em frente.
No cruzamento, vira à esquerda, e segue a EM 1776 durante cerca de 500 m. Depois vira à direita, atravessando o último aglomerado de casas antes de chegar a Paderne. Quando alcança a EN 270, vira à direita e acompanha o traçado da PR3 ABF (no sentido inverso ao recomendado) até chegar ao ponto de partida, sempre pelas ruas estreitas da aldeia de Paderne.