O percurso tem início na Fóia, o topo do Algarve. Daqui segue para Este, pela estrada asfaltada, e desvia depois para a esquerda, descendo pelo caminho antigo para a Fóia em direção à cascata do Penedo do Buraco, por entre castanheiros.
Caminha-se um pouco pela estrada e, ao cimo, segue-se pelo caminho à direita, passando pelo Barranco do Preto e Cimalhadas, com uma bonita vista panorâmica para Norte.
Alcança-se de novo a estrada, junto à Cruz da Fóia, com vista para o Penedo do Buraco, e toma-se um caminho de terra batida à direita, descendo em direção à cascata do Chilrão. Local para descanso, pois a seguir o percurso sobe em direção à cascata de Barbelote e à pequena povoação que lhe dá nome.
Atravessam-se socalcos antigos onde ainda se pratica a pastorícia e chega-se de novo, pelo mesmo caminho que se percorreu anteriormente, ao Penedo do Buraco, onde encontra também a GR13 ? Via Algarviana. Segue-se por um trilho estreito junto à barragem e sobe-se até à Fóia, ao ponto inicial deste percurso.