O percurso tem início em direção ao imponente Mosteiro de São Simão da Junqueira, ladeado pela Igreja Paroquial. Após uma visita enriquecedora a este local histórico, o caminho segue para o lugar de Barros, onde se explora as ruas do interior da localidade, saindo junto à Capela. A travessia sobre a A7 conduz a um desvio para as Mamoas do Fulom, dois túmulos megalíticos descobertos no final do século XIX.
Após a visita às Mamoas, regressa-se para o lado da Junqueira e segue-se por um caminho paralelo à A7, tomando depois a direção de São Mamede. Passando pela antiga Estalagem das Pulgas, vira-se à esquerda para, mais adiante, desfrutar da vista sobre as terras circundantes. Pouco antes da Capela de São Mamede, o percurso cruza-se com os trilhos PR1 e PR2.
A partir daqui, os três percursos seguem em conjunto, atravessando campos agrícolas, onde predomina o cultivo de milho e as paisagens são ladeadas por muros de pedra. Num desses muros, destaca-se a gravura da ?Truta de Chantada?. Pouco depois, no lugar de Casavedra, este percurso separa-se dos restantes, continuando em direção a Garrida. Antes de chegar a este lugar, o trilho vira para o Largo do Quelhas e a alminha de Garrida, tomando a estrada M525, que rapidamente se abandona em direção a Vilar de Matos, onde se sugere uma visita à Quinta das Camélias. O regresso ao ponto de partida faz-se em direção à Capela da Senhora da Graça.