Optámos por iniciar o PR5 - Trilho do Pisão e Nariz do Mundo na pitoresca aldeia de Moscoso, para que no final da caminhada pudéssemos desfrutar de um merecido almoço no Restaurante Nariz do Mundo.
A partir de Moscoso, seguimos em direção a Formigueiro, atravessando caminhos rurais que nos transportam para um cenário tipicamente minhoto, com casas de granito, pequenos lameiros e o verde luxuriante da paisagem. Depois de atravessar a aldeia, começamos a descida até à Ribeira de Cavez, onde encontramos as ruínas do Pisão. Esta antiga azenha, que em tempos teve um papel fundamental na economia local, servia para pisoar (apertar) a lã e moer cereais, aproveitando a força das águas da ribeira. Hoje, apesar do estado de ruína, ainda se podem ver alguns vestígios do seu passado, que nos fazem imaginar a vida noutros tempos.
A partir do Pisão, iniciamos a subida até um dos pontos mais emblemáticos do percurso: o Nariz do Mundo. Este miradouro natural oferece uma vista simplesmente arrebatadora sobre o vale da Ribeira de Cavez, sendo impossível não parar por uns momentos para absorver a grandiosidade da paisagem.
De seguida, o trilho conduz-nos até um dos ex-líbris da caminhada: a Cascata do Poço das Relvas. Um poço de águas cristalinas, este é um daqueles lugares que parecem saídos de um postal.
O último troço da caminhada leva-nos de regresso a Moscoso, onde terminamos esta jornada pela Serra da Cabreira da melhor forma: à mesa, com uma refeição reconfortante no Restaurante Nariz do Mundo.