A Rota da Ladeia (termo antigo para fronteira) inicia-se no edifício da Junta de Freguesia de Alvorge, uma povoação caracterizada pelas suas encantadoras ruas tradicionais. Nos primeiros metros, a rota coincide com o Caminho Português de Santiago, passando por uma antiga residência senhorial.
Em seguida, a rota dirige-se à povoação de Vila Nova, subindo depois até ao alto de Trás de Figueiró. A partir daí, desce em direção a um vale agrícola que dá nome à aldeia visível à frente, Vale de Todos. Atravessando o vale, a rota continua até Aljazede, onde a antiga escola primária foi transformada em alojamento. A partir daqui, começa a subida para a aldeia de Ateanha. Embora a estrada termine ali, a rota prossegue contornando o monte onde a aldeia está situada.
A rota desce depois, seguindo pela encosta, numa zona onde os mais atentos podem descobrir fósseis, vestígios de um tempo em que esta área estava submersa.
A rota continua pela aldeia de Casas Novas, atravessando campos agrícolas e olivais, iniciando depois a subida para Vale Florido, através de um extenso carvalhal. Em Vale Florido, a rota passa pela casa onde o conhecido escritor Fernando Namora passou a sua infância. Finalmente, a rota retorna a Alvorge, concluindo o circuito.