O Percurso Lamas de Mouro ? Dorna inicia junto à Porta de Lamas de Mouro, porta do Parque Nacional da Peneda-Gerês, concelho de Melgaço, e termina na Inverneira de Dorna em Castro Laboreiro. Com cerca de 12 Km permite apreciar valores naturais, culturais, geológicos e paisagísticos, sobressaindo o grande interesse natural de todo o percurso.
Inicialmente, a caminhada desenvolve-se ao longo do curso do Rio Mouro. Do lado direito, pode-se apreciar toda a riqueza da galeria ripícola do rio; do lado esquerdo, no topo da vertente, surge um afloramento de rochas graníticas. Fruto de um eventual desprendimento destas rochas podem ser vistos vários blocos graníticos de grande dimensão, depositados isoladamente no fundo do vale.
Ao subir por um antigo caminho de pedra que ligava Lamas de Mouro à Peneda surge a Portela do Lagarto. Olhando em frente, há uma forma que se destaca no cimo de um afloramento granítico ? um lagarto, uma figura que resulta da alteração e erosão da rocha granítica. Junto à berma da estrada encontram-se as Alminhas do Lagarto, património artístico e religioso.