O PR8 - Trilho de D. Nuno, de dificuldade média, tem uma extensão de 22 km e é circular com um desvio. Desenvolve-se ao longo de aldeias tradicionais, calçadas centenárias e propriedades cultivadas, delimitadas por muros de pedra solta.
O percurso tem início e término na vila de Salto "Parque do Torrão da Veiga" segue pelas aldeias de Reboreda, Póvoa, Amial, Corva e Paredes. Nestas localidades é possível vislumbrar paisagens únicas, onde os lameiros com gado barrosão predominam e a serra do Gerês é pano de fundo. Igreja Núcleo Rural Fonte Rapinas Pinheiro Carvalho Caminho Linha de Água Capela Estrada Gado P. Partida e Chegada PR8 MTR Marco Geodésico ecomuseu de barroso Vila de Salto: É a maior freguesia do concelho de Montalegre, tanto em área (78.6 km), como em população (2375 hab). A principal atividade económica é a agricultura (milho, batata e centeio) e a pastorícia, com a criação de gado de raça barrosã. No entanto, já se nota algum crescimento na área dos serviços. Imponente, encontra-se na vila a Igreja Matriz, construída no final da idade média e cujo estilo inicial foi sendo alterado por sucessivas remodelações. A maior festa da freguesia é em honra da Sra. do Pranto, padroeira adorada pela população e realiza- -se a 15 de Agosto. Com subsolo rico em minerais, é nesta freguesia que se situam as minas da Borralha, outrora as maiores produtoras de volfrâmio. D. Nuno Álvares Pereira Pintura de Luciano Freire.
Para além do contacto com a paisagem, é possível observar património construído bem preservado, com casas senhoriais seculares, capelas oitocentistas, moinhos e fornos comunitários, onde o contacto com a população local é uma constante.