O percurso começa em Montalvão, povoação rural situada no alto de um monte de onde se avistam as paisagens alentejana, beirã e espanhola. Sugere-se uma visita à zona histórica, castelo, Igreja Matriz e forno comunitário. O percurso segue pela estrada Montalvão - Póvoa e Meadas, saindo da povoação e virando no primeiro caminho à esquerda para as íngremes encostas do Rio Sever. Atravessando trilhos outrora percorridos por camponeses e contrabandistas, passa pelo Chafariz de Pales, pela Tapada da Queijeira e no Alto da Pobreza, possui boa panorâmica sobre a foz da Ribeira de São João. Chega então à azenha do Moinho Branco, zona de declives
acentuados, esculpida pelos cursos de água, ideal para a prática da pesca desportiva. Acompanha a margem do Sever, com Espanha sempre do outro lado, numa área de vegetação densa onde abundam as fontes e as nascentes, com algumas construções tradicionais e abrigos em xisto, hoje utilizados pelos pescadores. Mais abaixo, o percurso abandona o rio, alcançando o pontão do Ribeiro do Lapão, construído em xisto sobre um leito de pedra polida.
Ali bem perto, rodeado de oliveiras dependuradas em socalcos, situa-se o Abrigo do Pescador. No regresso a Montalvão, a subida é feita por trilhos de pé posto, passando-se pela Eira do Ferreira.