Vou referir a minha experiência, que são caminhadas de meio dia com até 15km
Uso um dakota 20 (é um modelo antigo, já não suportado, mas funciona perfeitamente). Funciona a pilhas, por isso se ficar sem bateria a meio do caminho é só trocar.
Posto isto, os GPS com inreach (para além dos inreach, há um gpsmap que também tem funcionalidades inreach) são interessantes por causa da comunicação por satélite, no entanto acho o tarifário caro.
Se me calhar o euro milhões, compro o GPSMAP com funcionalidades inreach.
Para mim, um GPS de caminhada deve ter:
- Bússola
- a bússola permite que num cruzamento, se eu rodar o GPS, o GPS se oriente.
- isto permite saber mais facilmente no cruzamento, qual o caminho seguir, sem ter de experimentar cada caminho a ver em qual o simbolo no GPS se sobrepor no percurso
- Ser a pilhas
- facilita a substituição da bateria, seja quando se esgota, seja se as pilhas se estragarem
- é fácil obter pilhas em qualquer lado
- Ecrã a cores
- Fácil de compreender o mapa
O cartão de memória (em Portugal) não é importante, o mapa de Portugal ocupa pouco espaço, por isso a memória interna do dispositivo chega perfeitamente. No entanto, ao comprar é ter em atenção a memória interna do dispositivo.
Como disse anteriormente, uso um dakota 20 (o 10 é igual ao 20 mas sem a bússola), modelo com quase 15 anos, que comprei em segunda mão no OLX e serve perfeitmente.
Para nós, comuns mortais, um etrex ou edge serve perfeitamente.
No caso dos GPS para caminhada, acho que estando em bom estado de funcionamento, e contando apenas com as funcionalidades de caminhada, qualquer um serve, mesmo que seja antigo.
- Os etrex são a entrada de gama, e quem quiser um GPS novo servem perfeitamente (desde que tenha as funções que referi anteriormente)
-depois há os GPSMAP que são o topo de gama:
- têm antenas melhores e apanham várias tecnologias de GPS (o que em Portugal não tem grande utilidade porque não há grandes problemas em apanhar sinal).
- têm teclas (não têm ecrã táctil), o que pode ser útil para quem usa no inverno, poder usar luvas
- há alguns modelos que têm comunicação por satélite (na minha opinião é interessante, mas o tarifário é caro)
- há também os edge, que apesar de ser a gama de ciclismo:
- também serve para caminhadas (os modelos antigos até tinham o modo de caminhada, os novos, alterando algumas definições também servem)
- os montana juntam as duas coisas, navegação fora de estrada e navegação automóvel:
- pode ser interessante para quem quer um GPS 2 em 1, pode usar no dia-a-dia no carro, e usar nas caminhadas, ou ir de carro para o inicio da caminhada e usar o GPS também na caminhada