Trilhos & Caminhadas
  • HOME
  • PERCURSOS
  • CALENDÁRIO
  • FÓRUM
  • MEUS PERCURSOS
  • CONTACTOS
  • X
    Gosta do conteúdo que disponibilizamos gratuitamente?
    Se sim, considere apoiar-nos no GoFundMe! Com a sua contribuição, poderemos continuar a criar mais conteúdo de qualidade e a melhorar ainda mais os nossos serviços. Em troca, terá a nossa gratidão eterna!
    Junte-se à nossa comunidade e ajude-nos a manter este projeto vivo e a crescer cada vez mais.
    Obrigado!

    PR1 - Trilho de Covas do Barroso (BTC)

    Classificação: 1 avaliações
    foto_7144foto_7145foto_7146foto_7147foto_7148foto_7149foto_7150foto_7151foto_7152foto_7153foto_7154foto_7155foto_7156foto_7157foto_7158foto_7159foto_7160foto_7161

    Descrição do Percurso

    O Trilho de Covas do Barroso é um percurso pedestre circular, que começa e termina junto ao painel informativo localizado próximo do Forno do Povo de Covas do Barroso. Este forno, antigamente, desempenhava um papel fundamental na sociedade aldeã, servindo como espaço de reunião durante os serões e como abrigo para pobres, mendigos e peregrinos de passagem pela aldeia.

    Seguindo para sul, o percurso passa junto à Igreja de Santa Maria, classificada como Imóvel de Interesse Público, onde se encontra o túmulo de Afonso Anes Barroso, escudeiro de D. Afonso I, e continua em direção à aldeia de Romaínho. Este trajeto, entre campos e lameiros, permite observar diversos moinhos bem conservados, alguns ainda em funcionamento, bem como levadas (canais de água para a rega dos lameiros e hortas).

    Ao chegar a Romaínho, o percurso segue pelas ruas da aldeia, passando junto à capela de São José. Depois, dirigindo-se para norte, o trilho entra novamente em território campestre, passando ao lado da aldeia de Muro, que, pelo seu topónimo, terá sido provavelmente um castro. Atravessando o corgo dos Lamais, há uma derivação que permite visitar o Observatório Território SIPAM Olhar do Guerreiro, de onde se pode apreciar a fauna, a flora e os sistemas de produção agrícolas tradicionais que levaram este território a ser classificado como "Património Agrícola Mundial" pela FAO (Food and Agriculture Organization).

    O regresso à aldeia de Covas do Barroso é feito em direção ao Engenho do Linho do Jaco, continuando pelas encostas da serra da Sombra. Neste ponto, o percurso segue por caminhos mais serranos até às Azenhas da Pedreira, na margem esquerda do Rio Covas. Continuando pelo sopé da serra da Sombra, o Trilho termina junto ao painel inicial, no centro da aldeia, no Largo do Cruzeiro, onde se encontra um imponente Cruzeiro bizantino, erigido em 1776.

    • Detalhes Técnicos
    • Tempo
    • Contactos Úteis
    • O Que Levar
    • Onde Dormir
    • Táxis
    Estado do Trilho
    OK! Sem problemas reportados
    Distância: 8.9 km
    Dificuldade: media/baixa
    Duração: 03:00
    Tipo: Circular
    Marcações: Sim
    Altitude Máx: 776 m
    Altitude Min: 566 m
    Coordenadas GPS Início: 41.635603, -7.783444 ( Ver no Google Maps )
    Âmbito: Natural, paisagístico
    Sentido Recomendado: Anti-horário
    Distrito: Vila Real
    Concelho: Boticas

    Mapa do Percurso Ecrã Cheio

    Ver Área Ardida

    Comentários

    Registe-se ou efectue o Login para poder comentar!
    maar3amt
    maar3amt 21/07/2024 20:25:11
    Percurso interessante. Vale a pena subir ao "Miradouro Olhar do Guerreiro".
     
    TAGS: Trilhos Norte de PortugalTrilhos em Trás-os-Montes