A Rota das Levadas tem uma extensão total de 13,3 km e é um percurso circular, com início e fim no Boticas Parque - Natureza e Biodiversidade. A caminhada começa ao longo da margem esquerda do rio Beça e, após atravessar o rio, segue pela margem direita, cruzando terrenos cultivados na planície aluvial.
O percurso dirige-se então para a aldeia de Carvalhelhos, famosa pelas suas águas minerais e termais provenientes da Serra do Barroso, conhecidas pelas suas propriedades detoxificantes e benéficas para a pele, aparelho digestivo, rins, alergias, reumatismo e hipertensão. Após passar pela fonte dos Amores, a Rota continua até ao Castro de Carvalhelhos, também conhecido como "Castelo dos Mouros", classificado como Imóvel de Interesse Público. Este povoado fortificado, bem conservado, foi ocupado ao longo da Idade do Ferro, do Período Romano e da Época Suevo-Visigótica.
Seguindo em frente, a Rota passa junto à Capela do Santuário do Senhor dos Milagres e retorna à margem direita do rio Beça, até chegar novamente ao Boticas Parque - Natureza e Biodiversidade.
Vídeo: