Descrição geral
Percurso circular com partida e chegada num dos seguintes pontos: Mina D’Água, na Rua Ferreira de Lemos, na Cidade de Santo Tirso e Igreja de Santa Cristina, em Couto (Santa Cristina). Este percurso entronca com o “PR 1 ST – Histórico Pré-Industrial” na Quinta do Américo.
Monte Padrão
O Monte Padrão situa-se na margem esquerda do Rio Ave, na Freguesia de Monte Córdova, a poucos quilómetros a Sudeste da Cidade de Santo Tirso. Classificado como Monumento Nacional desde de 1922, o Castro do Monte Padrão foi escavado a primeira vez na década de cinquenta e assumiu, desde então, uma extraordinária importância científica para o estudo do passado longínquo da região.
Em 1986, a Câmara Municipal de Santo Tirso e o Serviço Nacional de Arqueologia da Zona Norte, iniciaram um conjunto de ações em vista à proteção, estudo e valorização desta estação arqueológica. A mais antiga ocupação registada no Monte Padrão reporta-se ao Bronze Final, período cronológico, a que genericamente corresponde o período de formação da “Cultura Castreja”.
Igreja de Santa Cristina do Couto
As primeiras referências à Igreja de Santa Cristina do Couto são antiquíssimas e remonta à constituição da freguesia no século XIII. A Igreja foi ao longo dos tempos restaurada, de que nos chega um relato de Alberto Pimentel, sobre as benfeitorias realizadas neste imóvel por ordem do Conde de S. Bento. A atual Igreja foi alvo de restauro em 1974 apresentando uma arquitetura recente.
Senhor do Padrão
Pequena capela setecentista localizada no Monte Padrão, onde se conserva uma imagem em granito policromado de Cristo Crucificado. Reza a lenda que esta capela marca o lugar onde esteve implantada a antiga igreja e mosteiro beneditino de Monte Padrão.