?Entre Mosteiros? é o trilho que percorre as freguesias de Roriz, S. Mamede de Negrelos e Vilarinho, estabelecendo a ligação entre os Mosteiros de Roriz e Vilarinho.
Em todo o seu percurso podemos observar a forte vocação predominantemente agrícola das três freguesias, embora se registem também pequenas unidades fabris do sector têxtil.
O Mosteiro de Roriz com a sua torre sineira, igreja e residência conventual são elementos a observar e apreciar todos os seus elementos construtivos e decorativos. Ali perto podemos visitar o Mosteiro de Santa Escolástica onde as bolachas de Roriz nos proporcionam delicados sabores.
No Mosteiro Beneditino temos à nossa espera o Licor de Singeverga, único em Portugal, de origem monástica, fabricado pelos monges. É obrigatória uma visita à adega onde o cheiro fino e adocicado se respira logo à entrada.
A Igreja Matriz de São Mamede de Negrelos é um templo moderno, de invulgar traça, construído em granito. A Capela de S. Roque, que serve de Cruzeiro às procissões da freguesia, é o miranete aberto, sobre esta linda bacia do Rio Vizela, a todos os que desejem gozar um formoso panorama. A Casa dos Barrosos, embora bastante degradada, é um interessante exemplar de casa senhorial.
Vilarinho é a mais oriental das freguesias de Santo Tirso, situando-se a Sul do rio Vizela. Ali se situa o antigo Mosteiro de Vilarinho com a sua antiga Igreja paroquial. A Nordeste da referida Igreja situa-se o Monte de São Pedro, de formato cónico onde se encontra um marco geodésico, de onde se pode apreciar uma paisagem agrícola e industrial com o rio Vizela a percorre-la.
O percurso pode ser iniciado junto à Igreja de Roriz e terminar junto ao Mosteiro de Vilarinho, ou vice-versa, apresentando um traçado linear, com um declive acentuado em alguns pontos, tornando-o de média dificuldade, facultando ao caminheiro a plena fruição da paisagem e do património construído.