O PR 8 STS estabelece um circuito circular, unindo todos os parques urbanos da cidade de Santo Tirso, tendo como referência estruturante o Rio Ave.
Santo Tirso recebe de dois em dois anos, cinco escultores de renome para o Simpósio Internacional de Escultura que criam, para o concelho, obras de arte que se vão juntar às já existentes, colocadas em vários locais da cidade.
Elaboradas a partir dos mais diversos materiais ? como o granito, típico da região, ou aço, mármore ou ferro ?, as esculturas inserem-se numa exposição permanente ao ar livre que, até 2009, integrará 50 obras de arte inéditas, proporcionando a fruição pública das obras, que transformam os verdes espaços comuns de Santo Tirso em tertúlias de comunicação, nas quais se estabelece uma relação privilegiada e íntima entre a escultura, o meio e o seu público. Este pode ser o ponto de partida para um passeio pela atualidade de Santo Tirso, promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, sob direção artística nacional de Alberto Carneiro e internacional de Gérard Xuriguera,
O Parque D. Maria II e os Jardins Adjacentes ? Largo Abade Pedrosa e Jardins Ribeiro de Miranda constituem, no seu conjunto, espaços verdes públicos estruturantes da cidade de Santo Tirso.
A finalidade deste espaço serviria para melhoria das comunicações com os órgãos centrais do município, as trocas comerciais da feira de Santo Tirso, para além do aproveitamento das potencialidades paisagísticas.
Insere-se neste espaço uma Casa de Chá, um lago e um coreto.
De traçado naturalista e com uma vegetação arbórea opulenta, o Parque D. Maria II constitui um espaço privilegiado de fruição com um ritmo de utilização diário.
O Parque Urbano da Rabada ? insere-se numa área de 96 274 m2. Está assente numa mata de carvalhos e sobreiros, sobranceira ao Rio Ave.
O objetivo principal é potenciar as características naturais existentes, criando infraestruturas e equipamentos que permitam a fruição dum espaço verde público inserido na Estrutura Verde Urbana da cidade de Santo Tirso e no plano de Recuperação das Margens do Rio Ave.
O programa assenta na revitalização do espaço através da criação de percursos pedonais, áreas de estadia e lazer.