O Percurso Pedestre da Fraga é um trilho linear que liga a aldeia de Vila Moinhos ao antigo paredão da Barragem do Lapão. Ao longo do trajeto, o percurso segue as margens da Ribeira da Fraga, permitindo explorar a galeria ripícola em ótimo estado de conservação, por antigas levadas, trilhos e caminhos rurais.
Os antigos moinhos de água, alimentados pelas levadas, são testemunhos da relevância histórica destes engenhos na atividade agrícola e no sustento da população local. Perto do paredão da barragem desativada, há um desvio que conduz à Fraga do Lapão, um miradouro natural espetacular com vistas sobre o vale.
A fauna e a flora são bastante ricas ao longo do percurso, sendo possível observar espécies de peixes como trutas, bogas e barbos. As aves, como guarda-rios e garças, e mamíferos como javalis, são avistados com alguma frequência, além de uma grande diversidade de borboletas e libélulas.
O trilho tem um grau de dificuldade baixo, sendo na maioria pouco exigente fisicamente, com exceção de dois pontos mais desafiantes: junto ao paredão da barragem e no acesso à Fraga do Lapão. O percurso está sinalizado, mas é necessário ter especial cuidado nestas zonas mais exigentes.
PS. A distância anunciada é só referente à ida, ida e volta ronda os 6 km de distância.