O Percurso Pedestre das Várzeas é circular e tem início no Parque Verde da Ponte, na zona sul da Vila de Mortágua. Após atravessar a estrada e passar sob o viaduto, vira-se à direita em direção à ribeira. O percurso acompanha as margens da Ribeira de Mortágua, começando pela margem direita e invertendo junto à ponte da aldeia da Póvoa. Durante o trajeto, que se desenvolve ao longo da margem, encontra-se uma galeria ripícola bem conservada e, ocasionalmente, campos agrícolas que ainda testemunham a importância para o sustento da população, bem como as várzeas que dão nome ao percurso.
De regresso à Vila, o percurso dirige-se ao centro de Mortágua, passando pelo mercado municipal e prosseguindo pela Alameda da Igreja (Igreja Matriz de Mortágua), junto ao Centro de Animação Cultural de Mortágua. Daqui, segue-se em direção ao Centro de Interpretação "Mortágua na Batalha do Bussaco" pela antiga estrada nacional 234, atualmente Rua Dr. João Lopes de Morais, onde se encontra também o Pelourinho Manuelino, datado do século XVI.
Prosseguindo pela Praça do Município (Praça 25 de Abril), o percurso segue em direção à aldeia do Barril, onde, na ponte, inverte pela margem da Ribeira da Fraga, até ao Parque Verde da Ponte, onde termina.
Podes encontrar uma versão alternativa deste percurso que contornar os dois trechos intransitáveis devido à vegetação: PR3 - Percurso Pedestre das Várzeas ( alternativa )