Trilhos & Caminhadas
  • HOME
  • PERCURSOS
  • CALENDÁRIO
  • FÓRUM
  • MEUS PERCURSOS
  • CONTACTOS
  • X
    Gosta do conteúdo que disponibilizamos gratuitamente?
    Se sim, considere apoiar-nos no Patreon! Com a sua contribuição, poderemos continuar a criar mais conteúdo de qualidade e a melhorar ainda mais os nossos serviços. Em troca, terá a nossa gratidão eterna!
    Junte-se à nossa comunidade e ajude-nos a manter este projeto vivo e a crescer cada vez mais.
    Obrigado!

    PR2 - Vale do Cesarão ( SBG )

    Classificação: 0 avaliações
    foto_2809foto_2810foto_2811

    Descrição do Percurso

    O percurso inicia-se no Largo da Praça, em Vilar Maior. Começa por percorrer esta pitoresca aldeia, passando pelos seus imóveis classificados, destacando-se o pelourinho, a ponte românica e o castelo. Perto deste, deixa a aldeia e desce em direção ao rio Cesarão. Árvores de várias espécies despontam por entre blocos graníticos, desde cerejeiras, amoreiras e nogueiras, a carvalhos e castanheiros. Junto ao rio avistam-se moinhos de rodízio abandonados. Atravessa o rio e dirige-se a Arrifana, por um caminho antigo, com troços de calçada e sepulturas antropomórficas. É uma área de matos e carvalhais, pontualmente com pequenos lameiros. Arrifana é uma pequena aldeia, cujo isolamento contribuiu para preservar a sua arquitectura tradicional. Inicia-se depois uma descida moderada até à área de confluência da Ribeira de Alfaiates e do Rio Cesarão, afluentes principais do rio Côa, apenas a 2km. Os lameiros são bordejados por grandes árvores e são inúmeros os testemunhos do aproveitamento da água. Atravessamos poldras e um belo pontão em pedra e voltamos a Vilar Maior, entrando pelo Largo das Portas.

    PR2

    Este percurso procura mostrar o rico património histórico e arqueológico de Vilar Maior e vale do Cesarão, rio que aqui passa e que vai desaguar no rio Côa.
    Vilar Maior é uma povoação com ocupação muito antiga, existindo testemunhos de várias épocas que provam a importância que já teve. Destacam-se o castelo, as ruínas da igreja de santa maria do castelo, o pelourinho e a ponte, todos classificados como imóveis de interesse público. No museu de Vilar Maior, estão expostos objectos de âmbito arqueológico e etnográfico. Ao longo do percurso, existem alguns vestígios arqueológicos medievais, como troços de calçada, sepulturas escavadas na rocha e lagaretas e outros mais modernos como as alminhas.

    No Largo das Portas, muito próximo do início do percurso, existem duas casas senhoriais e na parte alta desta antiga vila, existem alguns exemplares de arquitectura tradicional rústica típica desta região. Na localidade de Arrifana, ainda mais periférica e desertificada, também existem vários edifícios de tipologia rústica que mantêm as características originais, com paredes e balcões exteriores em granito. Nos campos à volta destas aldeias, existem elementos arquitectónicos tradicionais interessantes como por exemplo as "taliscas", passagens estreitas nos muros de pedra, feitas de forma a impedirem a passagem do gado. Na área de confluência das duas ribeiras, perto de Arrifana, existem vários exemplares do aproveitamento e distribuição da água, como açudes, canais, caleiras e noras. O atravessamento das ribeiras faz-se ainda por pontões em pedra e poldras.

    Em termos de fauna e flora, existem dois habitats dignos de realce, a galeria ripícola junto aos cursos de água e áreas heterogéneas de matos, afloramentos rochosos e carvalhais. Neste último, e dado que estamos numa área de reduzida pressão humana, podemos observar diversas aves, como o abelharuco, a poupa ou a águia calçada.

    • Detalhes Técnicos
    • Tempo
    • Contactos Úteis
    • O Que Levar
    • Onde Dormir
    • Táxis
    Estado do Trilho
    OK! Sem problemas reportados
    Distância: 9.4 km
    Dificuldade: Algo díficil
    Tipo: Circular
    Marcações: Sim
    Altitude Máx: 796 m
    Altitude Min: 650 m
    Coordenadas GPS Início: 40.47354, -6.93852 ( Ver no Google Maps )
    Sentido Recomendado: Anti-horário
    Distrito: Guarda
    Concelho: Sabugal
    Mais Informação: Click para mais informação

    Mapa do Percurso Ecrã Cheio

    Ver Área Ardida

    Comentários

    Registe-se ou efectue o Login para poder comentar!
    Sem comentários!
     
    TAGS: Trilhos Centro de Portugal