O Caminho do Xisto da Foz do Cobrão é um percurso circular de 11,3 km, que pode ser percorrido em ambos os sentidos. O trajeto começa junto à Igreja da Foz do Cobrão, onde os caminhantes podem estacionar os seus veículos, ter acesso a sanitários e ao restaurante da aldeia, bem como desfrutar de um miradouro sobre o rio Ocreza.
A primeira parte do percurso segue ao longo das margens do Rio Ocreza, num trilho estreito junto a imponentes penhascos quartzíticos, onde frequentemente se pode observar o voo dos grifos ou as lontras a nadar nas águas do rio. Mais adiante, encontramos as Portas do Vale Mourão, um geossítio classificado no Geoparque Naturtejo, cuja beleza é de cortar a respiração. Com esta paisagem deslumbrante como pano de fundo, passamos pela povoação de Chão das Cervas e subimos até ao ponto mais alto do percurso, de onde avistamos a aldeia de Vale do Cobrão.
Seguimos então junto à Ribeira do Cobrão, que nos conduz novamente ao Rio Ocreza, passando por mais penhascos quartzíticos e pela pequena piscina fluvial da Ribeira do Cobrão. Caminhando entre oliveiras e terrenos de cultivo, regressamos à Foz do Cobrão, onde encontramos os antigos moinhos que outrora serviam os habitantes locais nas margens do rio. Daqui até ao final do percurso, caminhamos novamente ao longo das margens do Ocreza, passando pela Praia Fluvial da Foz do Cobrão.
Sem dúvida, este é um percurso de grande beleza, onde a necessidade de superar alguns desníveis é amplamente recompensada por uma paisagem deslumbrante.