Assente numa plataforma aplanada, correspondente ao terraço mais antigo do rio Tejo, formado há cerca de 1 milhão de anos, o percurso pedestre do Caminho da Telhada atravessa um território de importância histórica. Situado na localidade de Perais e com belas vistas panorâmicas para o rio Tejo, este percurso é considerado por muitos como o mais bonito de Vila Velha de Ródão.
O percurso mostra a utilização de caminhos rurais, ladeados por paredes de xisto com a presença de achados arqueológicos (pequeno túmulo e um lagar) e em especial, um troço de uma importante e ancestral via que atravessava o rio Tejo e ligava a Barreira da Barca, Perais, à Lomba da Barca, no concelho de Nisa. A escolha deste local para a travessia do Tejo pode ter sido condicionado pelo escarpado das margens e pela existência, em ambas as margens, de pequenas praias com areia, facilitando assim a travessia.
Contornando a duna de areia fina, e imediatamente a jusante, pode observar-se um vasto conjunto de cabeços esculpidos em afloramento de rocha, onde se amarravam os barcos.
Esteja atento aos pormenores construtivos dos muros que ladeiam o caminho antigo e o piso da via usando a conhecida técnica do carril que consistia em justapor placas de xisto, dispostos em posição vertical, tal como era feito na construção de açudes.
Chegando ao topo da Barreira da Barca retempere energias e tire partido da paisagem panorâmica e siga pelo caminho assinalado, em direcção ao Ribeiro das Ferraduras, assim conhecido pela existência de gravuras esculpidas na rocha em forma de ferradura. Bem perto de terminar o percurso, incentiva-se a ida à azinheira monumental, monumento natural que impressiona pela sua dimensão.
A realização deste percurso pode ser efetuado por famílias com crianças. Tenham atenção à distância total e se for o caso, encurtem o percurso numa derivação com sinalética. Este percurso deve ser realizado de outubro a junho.