Localizado no coração da serra da Gouveia, no extremo sudoeste do concelho, envolve parte dos termos de Gouveia, Sendim da Serra e Cabreira. Partimos do largo da aldeia da Gouveia, nome que poderá derivar de ?gouvir?, cujo significado é ?gozar? no sentido de estar bem, junto ao cruzeiro antigo, em granito, com soco e base de secção circular, capitel cúbico e cruz latina simples. Seguimos até a um caminho em terra batida que nos conduzirá à cumeada da Serra, por entre sobreiros, estevas e giestas.
Chegamos ao ponto culminante deste percurso: o Marco Geodésico da Gouveia, com uma altitude de 653 metros e uma vista única e majestosa! Aqui encontramos vestígios de um povoado fortificado, observando-se parte de um muro com técnica construtiva diferente da dos restantes povoados deste tipo existentes no concelho. Caminhamos em direção a Sendim da Serra, localidade onde se pode visitar a antiga escola primária, transformada em alojamento rural. Depois das energias e forças retemperadas seguimos caminho até ao núcleo rural da Cabreira, visitando a Fonte da Saúde; dizem os mais antigos que lhe foi atribuído este nome porque antigamente um velhinho, muito doente, que não pertencia ao povoado, ali ia buscar água para beber e cozinhar pois, segundo ele, lhe dava saúde.
Por fim, seguimos até ao ponto de partida do nosso percurso. Aceite a nossa sugestão e finalize este percurso com o merecido descanso numa outra antiga escola primária, em Gouveia, também convertida em unidade de alojamento.