Iniciamos junto aos tanques comunitários de Parada, em direção do lar da 3ª idade, prosseguindo pela estrada municipal, até a um caminho rural por onde passam ainda carros de tração animal e muitos rebanhos de ovelhas. Mais adiante surge o estradão do Santuário de Stº Antão da Barca e aí começamos a vislumbrar a grande mancha de água da albufeira do Baixo Sabor. Aconselha-se uma paragem para apreciar paisagens de cortar a respiração, o azul da água da albufeira, o verde dos zimbros e com alguma sorte avistar várias aves de rapina.
Após a passagem pelo viaduto da estrada Mogadouro/Alfândega da Fé entramos numa calçada que conduz ao Santuário de Stº Antão da Barca, cuja capela é do séc. XVIII, com importantes pinturas murais no seu interior, trasladada para o atual local num processo de preservação patrimonial que assumiu características únicas no país. O novo santuário é constituído pela antiga capela e por edifícios construídos de raiz, como a hospedaria, o bar restaurante e o espaço museológico, onde os visitantes poderão apreciar uma exposição impactante de fotografia e multimédia, "Rostos de Devoção", onde a Fé se revela através da Luz e do Olhar e também um conjunto de ?ex-votos?, oferecidos pelos milagres concedidos, considerado um aspeto distintivo deste santuário ribeirinho.
Finalizamos o percurso através de um caminho de terra batida que conduz à margem da albufeira, onde futuramente se localizará uma praia fluvial.