Iniciamos a viagem em Gebelim, freguesia que se situa num vale, entre dois ribeiros, em plena serra de Bornes. Até 1853 a localidade pertenceu ao antigo concelho de Chacim, que nesta mesma data passou a ter como sede Macedo de Cavaleiros. Em 1855 o território de Gebelim entrou para o concelho de Alfândega da Fé.
Saindo do largo da aldeia, seguimos até ao Santuário de S. Bernardino, cuja capela de estilo barroco, construída em 1743, é imóvel de interesse público. A capela, ainda hoje palco de importante romaria anual, tem uma fachada simples e um alpendre lateral com quatro pilares de granito. Na capela-mor existe um apreciável painel em caixotões retratando a vida de S. Bernardino de Sena.
Prosseguimos com passagem pela ?casa da floresta?, antigamente casa do guarda-florestal e família, encarregado de vigiar toda a área envolvente da montanha. Já a descer e com uma paisagem maravilhosa sobre Gebelim, repleta de castanheiros, pinheiros e variadíssima vegetação autóctones como a giesta e a esteva, chegamos ao Forno da Cal. Forno centenário procurado por muita gente da região onde era produzida a cal, pela abundância de muita pedra calcária, serviu a aldeia durante vários anos e deu trabalho a muitas pessoas. Com a modernização e existindo matéria-prima mais barata, o forno acabou por ser desativado em meados do séc. XX.