Trilhos & Caminhadas
  • HOME
  • PERCURSOS
  • CALENDÁRIO
  • FÓRUM
  • MEUS PERCURSOS
  • CONTACTOS
  • X
    Gosta do conteúdo que disponibilizamos gratuitamente?
    Se sim, considere apoiar-nos no GoFundMe! Com a sua contribuição, poderemos continuar a criar mais conteúdo de qualidade e a melhorar ainda mais os nossos serviços. Em troca, terá a nossa gratidão eterna!
    Junte-se à nossa comunidade e ajude-nos a manter este projeto vivo e a crescer cada vez mais.
    Obrigado!

    PR3 - Trilho do Vale do Ceira ( GOI )

    Classificação: 1 avaliações
    foto_5293foto_5294foto_5295foto_5296foto_5297foto_5298foto_5299foto_5300foto_5301

    Descrição do Percurso

    Sendo o Trilho do Vale do Ceira I um percurso circular, há várias opções para iniciar a caminhada: na Ponte Velha da Cabreira, na aldeia de Candosa ou em Sandinha, onde estão disponíveis painéis informativos.

    Se optar por começar na Ponte Velha da Cabreira, um local de grande interesse paisagístico com um lagar, moinho, tulhas e a própria ponte, siga atravessando a ponte e vire à esquerda. Mais à frente, junto a uma alminha, encontrará um espetacular miradouro com vista para a Ponte Velha da Cabreira. O trilho continua pelos soutos centenários, subindo em direção à Aldeia de Cadafaz.

    No Cadafaz, no Largo Santo António, encontrará um painel com informações sobre a paisagem, as antigas minas de volfrâmio e as principais elevações da região. Pode também consultar o mapa do trilho e descobrir a história desta deslumbrante aldeia. Passeie pelas ruas estreitas com construções em xisto e visite o parque de merendas dos Portos. Após explorar a aldeia, regresse ao trilho e comece a descida até ao lugar desabitado das Pocariças. Um pouco mais à frente, encontrará o moinho e a ponte da Piçarra. Aqui, suba pelo caminho à direita, sem atravessar a ponte.

    Ao continuar, passará por um antigo pontão sobre uma linha de água. Já no estradão, terá um miradouro natural com vistas para a Foz da Fonte, uma passagem cortada em túnel sobre o rio Ceira. Neste ponto, existe uma variante do percurso que permite encurtar a rota passando por Sandinha, ou seguir em direção à aldeia de Candosa.

    Ao chegar a Candosa, aproveite para explorar a aldeia, visitando o moinho, o lagar de azeite e as construções tradicionais. Atravesse a ponte nova, vire à esquerda e passe por Candosa Velha. O trilho segue até à Foz da Fonte, um local único do rio Ceira, onde a paisagem é verdadeiramente especial.

    Continue pela aldeia de Sandinha, onde o trilho passa por antigos palheiros, alminhas e casas tradicionais. Antes de finalizar o percurso, poderá ainda visitar um açude, onde funcionava uma antiga serração movida a água.

    • Detalhes Técnicos
    • Tempo
    • Contactos Úteis
    • O Que Levar
    • Onde Dormir
    • Táxis
    Estado do Trilho
    OK! Sem problemas reportados
    Distância: 13.0 km
    Dificuldade: Algo díficil
    Duração: 05:00
    Tipo: Circular
    Marcações: Sim
    Altitude Máx: 562 m
    Altitude Min: 291 m
    Coordenadas GPS Início: 40.141634, -8.066505 ( Ver no Google Maps )
    Âmbito: Natural, paisagístico
    Sentido Recomendado: Anti-horário
    Distrito: Coimbra
    Concelho: GÓis
    Uso de GPS: Recomendado
    Mais Informação: Click para mais informação

    Mapa do Percurso Ecrã Cheio

    Ver Área Ardida

    Comentários

    Registe-se ou efectue o Login para poder comentar!
    mafillll
    mafillll 01/02/2025 13:50:44
    Excelente percurso, junto rio Ceira
     
    TAGS: Trilhos Centro de PortugalTrilhos na Serra da Lousã